Estágio Operacional Supervisionado da PMCE tem início neste domingo, 18 de setembro

Alunos da Academia Estadual de Segurança Pública serão empregados na modalidade de policiamento a pé, na Capital e no Interior do estado

15:17 | Set. 18, 2022

Por: Beatriz Bandeira de Freitas/Especial para O POVO

Os alunos-soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE) receberam o uniforme da corporação e devem iniciar o período de Estágio Operacional Supervisionado, a partir deste domingo, 18 de setembro. Eles vão desempenhar a modalidade de policiamento a pé, tanto em Fortaleza e Região Metropolitana quanto no interior do estado.

O curso de Formação de Soldados passou por uma alteração no ano passado, com a alteração da Lei Estadual n° 13.729 de 2006, que dispõe sobre o Estatuto dos Militares Estaduais. Até então, a formação fazia parte do concurso para ingressar na PMCE. A partir desta mudança, os alunos-soldados já são considerados militares estaduais.

De acordo com o Coronel Comandante-Geral da Polícia Militar, Márcio Oliveira, essa etapa de estágio é importante porque os policiais passam a se familiarizar com as atividades operacionais da Polícia Militar no terreno.

“Vão colocar em prática os ensinamentos adquiridos no curso de formação. Começam a interagir com os policiais mais antigos que vão trabalhar com ele nesse estágio. Vamos usar os alunos em praça, na orla marítima de Fortaleza e Região Metropolitana”, disse Márcio.

Ainda segundo o Coronel, a expectativa é que ao final do curso os alunos tenham uma formação completa. “Entregar no final do curso bons profissionais formados não só na parte teórica, mas também com a vivência operacional que é muito importante para que eles possam desenvolver suas atividades de forma acertada e dentro dos padrões técnicos estabelecidos na doutrina da Polícia Militar do Ceará", comentou.

O concurso de 2021 teve, ao todo, 2.415 aprovados para ingressar na Academia Estadual de Segurança Pública. Além disso, este foi o primeiro concurso da Polícia Militar a contar com cotas para negros. (Colaborou Mirla Nobre)