Crianças são socorridas após inalarem fumaça artificial em teatro de Fortaleza
Vítimas estão sendo encaminhadas a UPAs e Hospital Albert Sabin. Caso aconteceu na noite desta sexta-feira, 2, no Centro de FortalezaCerca de 20 crianças entre 10 e 14 anos inalaram fumaça artificial no Theatro José de Alencar, no Centro de Fortaleza, na noite desta sexta-feira, 2. Incidente foi durante apresentação do espetáculo "Periferia", da Edisca.
De acordo com a companhia, as crianças apresentaram sintomas de tontura ou dificuldade respiratória. A ocorrência foi atendida pelo Samu por volta das 22 horas. As vítimas foram encaminhadas a UPAs e Hospital Albert Sabin, no bairro de Fátima.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No local, seis ambulâncias básicas e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel auxiliaram no socorro às vítimas, conforme O POVO apurou. Equipes foram acionadas às 21h36min.
Em nota, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) informou que, após a apresentação de um espetáculo no Theatro José de Alencar, "algumas crianças passaram mal após inalar fumaça oriunda da composição da cenografia do palco".
Ainda segundo a pasta, todas foram atendidas de imediato pelo serviço de emergência e encaminhadas conscientes para unidades de saúde. "A Secult Ceará reitera que não houve princípio de incêndio no Theatro José de Alencar", disse.
A Edisca informou que todas as crianças estavam conscientes. "A maioria se recuperou após os primeiros socorros e seis delas foram encaminhadas por precaução para unidades de saúde. Três delas já receberam alta e estão em casa", diz a companhia.
"A direção e equipe técnica da Edisca estão acompanhando as crianças e seus familiares, dando acolhimento e apoio psicológico. As causas do incidente estão sendo apuradas e serão informadas para a imprensa oportunamente, sendo precipitado apontar algum motivo específico", diz ainda o comunicado.
Na programação do Theatro José de Alencar desta sexta-feira, 2, duas apresentações do Balé da Escola Edisca estavam marcadas, uma às 18 horas e outra às 20 horas. (Colaborou Jéssika Sisnando)
Nota da Edisca
"Em relação ao ocorrido na noite dessa sexta-feira (2), após a realização do espetáculo “Periferia”, no Theatro José de Alencar, a Edisca informa que, das seis crianças e adolescentes encaminhadas para atendimento em unidades de saúde, cinco delas foram liberadas logo após os primeiros atendimentos, ainda de madrugada, e a última foi liberada no começo da manhã deste sábado (3). Todas estão em suas residências, passam bem e não participarão das próximas apresentações do espetáculo.
A Edisca infoma que as causas do ocorrido ainda estão sendo apuradas e serão informadas oportunamente, mas, por precaução, a entidade tomará algumas medidas para as sessões a serem realizadas neste sábado e domingo, entre elas a da não utilização de fumaça cenográfica e a disponibilização no local de uma unidade móvel de saúde com equipe médica e atendimento psicológico.
A Edisca agradece a atenção e reitera seu compromisso com a transparência e com a integridade física e psicológica das crianças e adolescentes atendidos pela entidade."