Gonzaguinha do José Walter realiza 40% da capacidade de partos

Com estrutura para até 730 partos mensais, o hospital vem realizando 300. Número é quase o dobro da capacidade anterior e equivale à média de partos no Gonzaguinha de Messejana, atualmente fechado para reforma

Inaugurado há pouco mais de um mês, o Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha) do bairro José Walter vem realizando 300 partos e 1.200 atendimentos de urgência obstétrica mensalmente. O total de partos equivale a 40% da capacidade da nova estrutura – 730 partos por mês, conforme anunciado pela Secretaria Municipal da Saúde. 

Ao mesmo tempo, as 300 crianças que nascem no local marcam uma ampliação nos atendimentos do hospital. Antes da reforma, que levou 22 meses e investimentos de R$ 25 milhões, o Gonzaguinha do José Walter era capaz de realizar no máximo 177 partos a cada mês.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Para além de comparações com a capacidade do próprio hospital, pode-se olhar a situação a partir de outra unidade: o Gonzaguinha de Messejana. Até ser fechado para reformas, o local realizou uma média de 300 partos por mês no primeiro semestre de 2022.

A expectativa e a necessidade são de que os partos no José Walter aumentem nos próximos meses. Após a suspensão das atividades de seu homônimo, o hospital tem a missão de atender parte das gestantes que eram acompanhadas em Messejana.

Na manhã desta sexta-feira, 9, o movimento na emergência do José Walter era tranquilo, e os blocos estavam apenas parcialmente ocupados. Segundo a direção do local, nesses dois meses após inauguração, a unidade chegou a ter ocupação máxima de cerca de 80%.

A direção explica ainda que realiza reuniões periódicas entre as regionais de saúde bem como com agentes de saúde. Dentre os objetivos dos encontros, está organizar visitas das gestantes até a hospital para que conheçam o equipamento.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) explica que, após o fechamento em Messejana, as gestantes de risco habitual de Fortaleza podem procurar o Hospital Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conjunto Ceará; o Gonzaguinha da Barra do Ceará ou o Gonzaguinha do José Walter.

A vinculação a uma das unidades acontece após as consultas de pré-natal, que ocorrem nos 116 postos de saúde de Fortaleza, e a estratificação do risco gestacional, que pode ser: risco habitual, intermediário ou alto.

"Ou seja, durante o pré-natal, a gestante já saberá onde será seu parto. A vinculação previne complicações e promove a saúde da mãe e do bebê durante a gestação", afirma a pasta em nota.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Gonzaguinha do José Walter partos Gonzaguinha Fortaleza saúde atendimento obtetrícia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar