Defensoria realiza mais de cem atendimentos em três dias no Carlito Pamplona
Ação ficou marcada pela inauguração do novo caminhão da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, que deve ampliar a quantidade de atendimentos realizados de forma itineranteInaugurado na manhã desta quinta-feira, 1º, o novo caminhão da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) esteve no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza. Em três dias de atendimento na região, mais de cem pessoas foram contempladas pelo órgão público.
De acordo com Elizabeth Chagas, defensora pública-geral da DPCE, as maiores demandas de atendimento estavam relacionadas ao Direito da Família. "Aqui, no Carlito Pamplona, o foco foi na área de família, como divórcios, alimentos, partilha e guarda", explica Chagas, que também destaca os atendimentos realizados em casos de violência doméstica e na área da saúde.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com a defensora pública-geral, o novo caminhão possibilita uma ampliação do número de atendimentos realizados. A antiga estrutura dispunha de apenas cinco guichês, já o equipamento recém-inaugurado possui 15.
Questionada sobre quais critérios são utilizados para a escolha das regiões que serão atendidas e quais serão os próximos locais, Elizabeth explica que existe uma lista de demandas e que o calendário que define os próximos destinos do atendimento itinerante ainda não foi finalizado.
"As demandas são da sociedade civil, dos movimentos sociais. Elas chegam para a Defensoria, e nós vamos fazer o calendário e a organização para priorizar os locais que apresentam maiores necessidades", afirma.
O atendimento realizado de forma itinerante pela Defensoria Pública existe desde 2017, com o novo veículo, o espaço passa contar com escritórios climatizados, copa, banheiro e recepção climatizada.
Além dos casos relatados por Elizabeth, o atendimento itinerante também pode ser procurado por pessoas que busquem a resolução de problemas relacionados ao direito do consumidor, idoso, infância e juventude, assim como na área criminal e de execução penal.
A inauguração da nova estrutura contou com a presença da governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), que destacou a importância da Defensoria se aproximar da população, para que os serviços prestados possam ser mais conhecidos.
A governadora destacou que muitas pessoas ainda não sabem tudo que a Defensoria pode oferecer. "Esse tem sido o empenho ao longo desses anos, fazer com que os serviços, as orientações, o apoio e o suporte possam ser entendidos e procurados pela comunidade que mais precisa."
Mesmo sem a definição de qual será a próxima região a receber o atendimento itinerante, a DPCE esclarece que é feito um trabalho prévio na localidade escolhida.
Agentes do órgãos visitam as comunidades de forma antecipada para tomarem conhecimento das principais demandas, assim como carros de som são utilizados para informar aos moradores que a Defensoria estará presente naquela área.
Uma das pessoas contempladas com os atendimentos realizados no bairro Carlito Pamplona foi o aposentado Valderi Matos, 77. "O serviço foi ótimo. Tratei sobre a extinção de uma pensão alimentícia, e hoje eles deram andamento ao meu caso."
Já a dona de casa Roseane Sales, 44, relata que tem um filho autista e foi em busca da Defensoria para encontrar uma cuidadora para ele.
"Ainda estou no início do procedimento, me explicaram que vão fazer o possível pra me ajudar. É muito bom receber esse tipo de atendimento no meu bairro, não tenho tempo de ir até lá", finaliza.