Professora do IFCE que casou em hospital de Fortaleza morre de câncer

Anna Erika Ferreira Lima era, além de professora, ativista da causa indígena, da luta antirracista e da defesa do meio ambiente. A celebração do casamento aconteceu nessa segunda-feira, 22, no quarto em que ela estava internada enfrentando uma leucemia em estágio avançado

18:19 | Ago. 24, 2022

Por: Marília Serpa
Paciente com câncer terminal que casou em hospital de Fortaleza morre dois dias depois da cerimônia (foto: Divulgação)

professora e ativista Anna Erika Ferreira Lima morreu nesta quarta-feira, 24, em vitude das complicações do câncer que enfrentava. A morte aconteceu dois dias depois de a professora casar com o então companheiro no quarto em que estava internada, nas dependências do Hospital Unimed Fortaleza. 

Anna Erika era comprometida com os movimentos sociais, com a causa indígena, com a luta antirracista, com a defesa do meio ambiente e com a soberania alimentar. Ela escreveu no O POVO artigos sobre os direitos e a importância do protagonismo das mulheres, dos negros e dos indígenas.

LEIA MAIS 

Diagnosticada com leucemia em estágio terminal, ela realizou o desejo de se casar com o também professor Jeovah Meireles, com quem tinha um relacionamento há dez anos.

A oficialização da união já vinha sendo sonhada e planejada pelo casal, mas as prioridades passaram a ser outras após o diagnóstico da doença. Erika e Jeovah, juntamente com familiares e com a equipe multiprofissional da unidade, planejaram a cerimônia em tempo hábil por conta do avanço do câncer.

As equipes de cuidados paliativos, psicologia, experiência do paciente, enfermagem, fisioterapia e médicos da unidade de oncologia e hematologia se empenharam para que o casamento pudesse acontecer.

A celebração teve direito a padre, bolo, docinhos, véu, buquê de rosas, música ao vivo e champanhe. Um traje especial também foi providenciado para o casal para a celebração do momento, publicado nas redes sociais da Unimed Fortaleza.

"O amor de Anna Erika e Jeovah se uniu à nossa vocação para cuidar. E o nosso coração aquece em saber que contribuímos para esse momento lindo acontecer", informou a Unimed em publicação.

Conforme informações de familiares, o velório de Erika foi realizado nesta quarta-feira, 24, na Funerária Paz Eterna, em Fortaleza, às 11 horas.

A missa de corpo presente aconteceu às 13h30min,  o sepultamento foi realizado às 16 horas no cemitério Jardim do Édem, em Pacatuba, a 32,4 km da Capital. 

Professora do IFCE

Anna Erika era professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) desde 2008. Ela atuou nos campi de Fortaleza, Limoeiro do Norte e Baturité. Antes do agravamento da doença, ela era chefe do Departamento de Extensão Social e Cultural da Pró-reitoria de Extensão.

Segundo a instituição, ela realizou trabalhos de destaque em diversos assuntos, especialmente nas áreas dos Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes) e de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi).

Por meio de nota, a reitoria do IFCE lamentou a morte da professora. Foram prestadas "condolências a familiares, amigos e colegas enlutados pela irreparável perda".

Por conta da morte de Erika, as atividades na reitoria da instituição em Fortaleza foram suspensas nesta quarta-feira, 24.