Monkeypox: 26 bairros de Fortaleza têm casos; veja quais

Informações foram atualizadas nesta quarta-feira, 24. Fortaleza tem 37 casos confirmados e 139 em investigação

23:36 | Ago. 24, 2022

Por: Ana Rute Ramires
Imagem de apoio ilustrativo. O sintoma mais frequência é a erupção na pele (foto: MARINADEMIDIUK/Adobe Stock)

Fortaleza chega a 37 casos confirmados de Monkeypox. São 26 bairros com registros da infecção. Ao todo, já foram feitas 238 notificações de casos suspeitos, mas 62 foram descartadas e 139 seguem em investigação.

As informações foram atualizadas nesta quarta-feira, 24, pela Célula de Vigilância Epidemiológica atualiza a situação epidemiológica da Monkeypox da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Há uma semana, a pasta confirmou transmissão comunitária do vírus — também chamada autóctone ou local. Eram 20 casos confirmados distribuídos em 15 bairros. 

Do total de casos confirmados na Capital, 14 foram por transmissão local. Isso porque eles relataram não terem se ausentado de Fortaleza nos trinta dias que antecederam os primeiros sintomas (casos autóctones).

Outros 10 foram importados. Em 13 casos, a vigilância ainda investiga o Local Provável de Infecção (LPI). De acordo com a data do início dos sintomas, foram confirmados dois casos em junho, 18 em julho e 17 em agosto.  

Todos os pacientes com confirmação são homens. São 18 com idades entre 30 e 39 anos. Em 12 casos, os pacientes têm entre 20 e 29 anos e em sete, entre 40 e 49 anos.

Não há registro de óbito ou de hospitalização em decorrência da doença até o momento, de acordo com a SMS. Dos 121 bairros da Capital, 55 têm casos em investigação e em 40 não há nenhum registro da doença.

Veja distribuição dos casos por bairro

Ceará

Ceará chega a 45 casos de Monkeypox. Ao todo, já foram notificados 480 casos suspeitos. Dos quais 218 já foram descartados laboratorialmente e 197 ainda seguem em investigação. Dados foram atualizados nesta quarta pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Além da Capital, Maracanaú (2), Caucaia (1), Jijoca de Jericoacoara (1), Russas (1) e Sobral (1) têm casos confirmados. Um caso é de residente de outro estado. Todos os casos são de homens jovens.