Vídeo mostra promotor de Justiça fugindo após assassinato em Fortaleza
Ricardo Memória foi detido suspeito de ser o autor do homicídio do aposentado Durval Cesar Leite de Carvalho, de 72 anos, na última quinta-feira, 18, no bairro Cidade dos Funcionários
20:52 | Ago. 23, 2022
Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que o promotor de Justiça Antônio Ricardo Brígido Nunes Memória, 66 anos, chega e sai da residência em que o idoso Durval César Leite de Carvalho, de 72 anos, foi assassinado na última quinta-feira, 18, no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. O promotor foi preso em flagrante suspeito de ser o autor do homicídio.
Veja o vídeo
Nas imagens, é possível ver que o homem sai correndo com uma arma na mão. Em seguida, ele para e olha para trás e realiza um disparo com o revólver.
No vídeo, é possível ver algumas pessoas correndo no final da rua, local onde o disparo foi direcionado. Após isso, o promotor foge do local.
Antes do crime, outras imagens mostravam o promotor chegando à rua em um veículo Jeep Compass.
O promotor teria entrado na casa de Durval, no bairro Cidade dos Funcionários, e o atingido com dois tiros de revólver. A vítima estava diante dos familiares. Ainda não foi divulgada a motivação para o crime.
Um Procedimento Investigatório Criminal foi instaurado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), sob a responsabilidade de três procuradores de Justiça.
Na última sexta-feira, 19, a comissão formada se reuniu para definir os passos da investigação, que deverá ser concluída em dez dias.
O filho da vítima, Magno César Carvalho, diz que o único desejo da família é que a justiça seja feita. “A gente quer que ele pague por uma coisa que foi banal. Não sei o porquê de ele ter feito isso, mas ele tem que pagar.”
Ainda segundo Magno, o pai tinha diversas comorbidades.
“Ele tirou a vida de um idoso de 72 anos, que já tinha comorbidades na perna de um AVC, estava prestes a fazer uma cirurgia de cataratas. O que a gente quer é justiça. Estava na residência dele, descansando, onde ele passava a maioria do tempo. Não sei o que foi, a gente só quer justiça”, pontua.
Promotor afastado
O Conselho Superior do Ministério Público Estadual (MPCE) afastou das funções públicas o promotor de Justiça Antônio Ricardo Brígido Nunes Memória. O afastamento é válido por 120 dias e pode ser prorrogado.
A decisão do Conselho Superior do Ministério Público foi confirmada na manhã desta terça-feira, 23, em reunião realizada na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no bairro Cambeba, em Fortaleza. O Conselho é presidido pelo Procurador Geral de Justiça, Manuel Pinheiro.
No período do afastamento funcional, o promotor terá mantida a remuneração. Ele era titular da Promotoria do Consumidor, uma das áreas dentro do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon).
Porém, desde junho deste ano havia sido convocado para atuar na interinidade da 32ª Procuradoria Cível. (Colaboraram Jéssika Sisnando e Cláudio Ribeiro)