Estudante faz campanha para custear tratamento contra doença de Crohn

Filipe Procópio saiu do Espírito Santo, onde morava com a família, para cursar preparatório para o ITA em Fortaleza; campanha busca custear tratamento para doença de Crohn

Um estudante capixaba, que veio à Fortaleza para um curso preparatório de ingresso no Instituto de Tecnologia da Aeronáutica, está realizando uma campanha nas redes sociais para custear o tratamento de uma doença crônica. Filipe Procópio, de 21 anos, recebeu o diagnóstico após se mudar para a Capital cearense.

Em publicação no Instagram, o jovem detalha a descoberta da enfermidade e o tratamento desde então. A doença de Crohn é um transtorno crônico que afeta o trato intestinal, e não tem cura conhecida.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Filipe relata que sempre sonhou em cursar o ITA, referência no ensino de Engenharia no Brasil. Mesmo aprovado em diversas instituições, como Universidade de São Paulo (USP), Escola Formadora de Oficiais da Marinha Mercante (Efomm) e Universidade Estadual do Ceará (Uece), ele permaneceu na intenção de ingressar na faculdade militar.

Recentemente, Filipe recebeu uma bolsa de estudos em um curso preparatório para o ITA em uma escola particular de Fortaleza. Com o benefício, se mudou do Espírito Santo, onde morava com a família, para a capital cearense.

Pouco após chegar, no entanto, começou a ter sintomas como dores intensas, cólicas e perda de peso. Ao buscar as causas, recebeu o diagnóstico da doença de Crohn.

Filipe segue internado há mais de 40 dias em um hospital público de Vila Velha (ES), com diversos períodos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No Estado, porém, não há médicos com conhecimento avançado da doença, e o tratamento é paliativo.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Filipe Procópio (@filipepcp)


Com isso, o jovem decidiu iniciar uma campanha nas redes sociais, buscando apoio para custear o tratamento da doença. Entre os custos, estão bolsas de colostomia descartáveis, acompanhamento de enfermagem e deslocamento dos pais, que atualmente moram em Guarapari (ES) e precisam ir diarimente até Vila Velha, onde o jovem está internado.

Ele também busca transferência para o Hospital das Clínicas de Vitória (ES), onde há especialistas na doença de Crohn. No entanto, não há vagas no momento.

No momento, Filipe recebe doações para bancar os custos. Os valores chegam a centenas de reais por dia, incluindo medicações, acompanhamento especializado e outros insumos.

As doações podem ser feitas por pix e pela plataforma PicPay. Veja os dados:

  • Pix: celular 27 9 9502 1117
  • PicPay: @filipepcp
  • Nome: Filipe Pereira Carneiro Procópio

Mais notícias de Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

estudante ita curso preparatório doença de crohn campanha tratamento doação

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar