Fortaleza: 393 árvores de grande porte foram plantadas em quatro meses
Secretaria Municipal da Infraestrutura prevê finalizar o plantio de cinco mil árvores durante os próximos 18 meses. Ação busca tornar espaços públicos da Capital mais aconchegantes para a população
16:40 | Ago. 19, 2022
Desde o último mês de maio, Fortaleza passou a ser contemplada com o plantio de árvores de grande porte. A ação faz parte do projeto da Prefeitura de Fortaleza, que busca a implementação de cinco mil árvores na Cidade, durante os próximos 18 meses.
Até esta sexta-feira, 19, pelo menos 393 árvores de grande porte já foram plantadas na Capital desde o início da nova política de arborização da cidade. A tendência é que esse número seja ainda maior no fim do mês de agosto, porque o trabalho de plantio está ativo na Barra do Ceará, que deve receber 200 árvores adultas, de acordo com o projeto do novo calçadão do Beira-Rio.
No local, é possível observar homens trabalhando sob a tutela de dois agrônomos. De acordo com o titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias, a ideia é que esse tipo de política tenha continuidade para que Fortaleza possa se tornar uma cidade com "espaços mais verdes".
Segundo Dias, a Capital já possui alguns projetos com a utilização de árvores de grande porte. "Nas obras dos viadutos da Antônio Sales com Engenheiro Santana Júnior, ali foram utilizados espécimes de grande porte, depois dessa experiência piloto, estamos ampliando isso."
O secretário destaca que a opção do uso de árvores de grande porte é uma tentativa de acelerar o processo de requalificação urbanística após a entrega da obra. "Estamos realizando o transplante de árvores adultas. Para que se possa, desde o início, já ter um impacto urbanístico mais relevante. Assim, o espaço público se torna mais acolhedor", diz ele.
Sobre os cuidados adotados após o transplante da árvore, o secretário afirma que todo o processo que envolve o plantio está previsto dentro da ação. Dias destaca que nem todas as árvores conseguem sobreviver após o transplante, mas que o projeto possui um estoque para substituir as plantas que não conseguirem vingar.
Assim como no novo calçadão da Barra do Ceará, outras obras receberam o plantio de novas árvores, como a avenida Beira Mar, o Hospital Gonzaguinha do José Walter e as novas escolas e creches da Capital, além da orla da praia do Serviluz. O projeto conta com recursos do tesouro municipal e financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), cujo investimento é de R$ 9,4 milhões.
Processo de plantio de árvores
Parte do calçadão localizado na rua Radialista José Lima Verde, na Barra do Ceará, já recebeu o plantio de novas árvores. Na manhã desta sexta-feira, 19, pelo menos 12 homens trabalhavam na execução da ação.
Rafaele Dantas, uma das agrônomas que acompanhavam o processo no local, informou que, pelo menos, mais 24 árvores seriam plantadas nesta sexta-feira.
A cova para cada árvore instalada possui cerca de um metro de profundidade. Aproximadamente 40 quilos de adubo orgânico são utilizados por árvore, além do despejo de hidrogel na fenda, que age como conservador de água no solo, o que favorece o desenvolvimento da planta.
De acordo com Dantas, é normal que as árvores apresentem um aspecto de certo desgaste durante os três primeiros meses após o plantio, pois é necessário um tempo de adaptação.
Das 200 árvores que serão plantadas na Barra do Ceará, estão previstas espécies como coqueiros, palmeiras, ipês e flamboyant, com tamanhos que variam entre três e seis metros de altura.