Militantes do MTST ocupam Secretaria Municipal e cobram programa de habitação popular

Manifestantes cobram a criação de uma cozinha solidária e a efetivação de programa popular que contemple as famílias presentes

11:34 | Ago. 18, 2022

Por: Levi Aguiar
Militantes do MTST protestam na sede da Habitafor, e cobra direito a moradia à Prefeitura de Fortaleza (foto: Divulgação/MTST)

A sede Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) foi ocupada por militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) na manhã desta quinta-feira, 18. As pessoas no local reivindicam a criação de uma cozinha solidária - responsável por distribuir alimentação gratuita - e um programa de habitação popular, que contemple as famílias presentes. 

Segundo o coordenador da cozinha solidária, Sérgio Farias, a promessa do programa de habitação popular se estende por anos e tem o papel de promover a urbanização, prevenção de situações de risco e regularização de assentamentos. “Desde a gestão municipal anterior, nós reivindicamos moradia. São seis anos na luta, e isso se arrasta por muito tempo. Mesmo com as promessas, o direito à moradia não sai do papel”, diz.

A Secretaria ocupada contou que uma equipe de assessores da Habitafor recebeu a comissão dos manifestantes. Uma nova reunião com a comissão ficou agendada para o próximo dia 20 de setembro. "É importante destacar que a Habitafor mantém a sua política habitacional de interesse social baseada em quatro eixos principais: produção de unidades habitacionais, regularização fundiária, melhorias habitacionais e urbanização de assentamentos precários", diz a Habitafor em nota.