Centro de Referência LGBT faz mutirão de 2ª via do RG para pessoas trans nesta quinta, 18,

O mutirão atende ao público participante do "TransForma", primeiro mutirão de retificação de nome e gênero de pessoas trans da Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE)

08:12 | Ago. 18, 2022

Por: Redação O POVO
Segundo mutirão de retificação de nome e gênero de pessoas trans da Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) abre inscrições (foto: Divulgação)

Um mutirão de 2ª via de RG para população trans ocorre nesta quinta-feira, 18, e também no dia 29 de agosto, no Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, localizado na rua Valdetário Mota, 970, no Papicu. A ação é apenas para quem já retificou o nome e gênero e se inscreveu entre os dias 1º e 12 de agosto. No ato, é preciso levar a nova certidão e um documento com foto antigo. 

A ação atende ao público participante do “TransForma”, primeiro mutirão de retificação de nome e gênero de pessoas trans da Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE), no qual foram entregues 189 certidões de nascimento retificadas. O evento foi realizado em parceria com os centros de Referência e Políticas LGBT de Fortaleza e do Estado no último mês de junho.

Conforme o coordenador especial de políticas públicas para LGBT da SPS (Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos- SPS), Narciso Júnior, a retirada da segunda via do RG tem como objetivo garantir o acesso à cidadania dessa população, que durante muito tempo da vida tiveram dificuldades para acessar esse direito.

“Esse mutirão que estamos realizando é uma forma de diminuir os impactos da transfobia no nosso Estado, possibilitando o acesso das mulheres e homens trans sem o constrangimento de apresentar um documento com o nome morto, seja no setor público ou privado. Além disso, visa garantir a cidadania e a existência delas e deles de fato e de direito”, disse em nota o coordenador.