Modelo presencial: número de estudantes na rede pública de Fortaleza ultrapassa 242 mil
Cronograma de retorno gradual das atividades presenciais foi anunciado em julho de 2021. Prefeito atribui "vitória" à estrutura montada em prol da rede de ensinoEm agosto de 2021 era colocado em prática o cronograma de retorno gradual das atividades presenciais em escolas da Prefeitura de Fortaleza. Com o arrefecimento da pandemia, o cenário visto nos colégios, neste mês de agosto, é bem diferente do que se via há um ano.
Com a chegada e disseminação da vacina, o cenário atual é composto de salas ocupadas por alunos e professores, além da falta de obrigatoriedade das máscaras em ambientes escolares, o que parecia fazer parte de uma realidade distante há um ano. A quantidade de alunos jpa ultrapassou 242 mil, de acordo com o prefeito de Fortaleza, José Sarto.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"É uma vitória de um time que está acostumado, que tem vocação e evoluiu bastante. A nossa rede aumentou, ultrapassamos 242 mil alunos, até o ano passado, eram 240 mil. Só com Centro de Educação Infantil, são quase três mil", destacou Sarto na manhã desta quarta-feira, 17.
O chefe do Executivo municipal atribui os avanços na educação à "união e à competência das equipes de saúde" em parceria com os demais setores que administram o Município. "As crianças são recebidas pela Prefeitura com uma proposta pedagógica bem avançada."
Mesmo com os avanços, Dalila Saldanha, titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), reconhece que a pandemia deixou prejuízos que ainda afetam o desenvolvimento dos estudantes. Para a secretária, o investimento em pesquisa, ciência, além de uma melhor capacitação dos profissionais de educação é o melhor caminho para recuperar o tempo perdido.
"Estamos tentando acelerar (o processo de recuperação). Fortaleza era o último lugar na alfabetização no Ceará, e nós vencemos esse desafio em menos de oito anos. Com a pandemia, houve uma queda. Foi preciso enfrentar para garantir a vida das crianças", explica Dalila, ao afirmar que os primeiros diagnósticos da educação, em 2023, apontam um "avanço mais acelerado" do que era esperado pela gestora.
Novo Centro de Educação Infantil
Na manhã desta quarta-feira, 17, o prefeito de Fortaleza inaugurou o 16º Centro de Educação Infantil (CEI) desde o início da intervenção. A nova estrutura, localizada no bairro Itaperi, beneficiará 188 crianças, de seis meses a 3 anos de idade.
De acordo com José Sarto, no momento, 2.780 crianças são atendidas por Centros de Educação Infantil. O prefeito promete entregar 50 CEI´s até o fim da gestão, em dezembro de 2024. Além das 16 que já foram entregues, outras 16 estão em processo licitatório, e as outras 18 já estão com obras em andamento.
A nova estrutura agradou aos moradores e pais de alunos que vivem na região. "É muito importante esse momento dos pais na escola, principalmente pra mim, que sou mãe coruja, fico doidinha por deixar ela aqui, mas já deu pra ver que ela será bem acolhida", conta Diana Alves, 39, mãe de Júlia Antonela, de dois anos e sete meses.
Já Emanuela Silva, 30, mãe do pequeno Antony Silva, de 2 anos e seis meses, conta que se surpreendeu com a estrutura. "Ficou maravilhosa. É um ambiente muito legal para a criança. Eu amei. Acho que ele vai evoluir muito aqui", destaca.
Entre os anos de 2021 e 2022, 12 bairros da Capital já foram comtemplados com Centros de Educação Estudantis, são eles: Planalto Ayrton Senna, Bom Jardim (Residencial Miguel Arraes), São Bento, Edson Queiroz (um deles no Residencial Yolanda Queiroz), José Walter (Residencial Cidade Jardim), Papicu, Itaperi, Vicente Pinzón, Sapiranga, Messejana, Barra do Ceará e Rodolfo Teófilo. De acordo com a SME, pelo menos mais sete CEI´s serão entregues até o fim deste ano.