Fortaleza confirma transmissão comunitária de varíola dos macacos

Atualização é desta quarta-feira, 17. Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ceará chegou a 23 casos, sendo 20 em Fortaleza

18:01 | Ago. 17, 2022

Por: Ana Rute Ramires
Brasil faz 8.850 testes de varíola dos macacos (foto: )

Fortaleza já tem transmissão de comunitária de varíola dos macacos. Segundo informações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), dos 23 casos confirmados no Estado, 20 são na Capital. Oito dos casos confirmados no município são autóctones, ou seja, de transmissão local. Isso acontece quando não é possível rastrear a origem da contaminação.

Conforme a atualização desta quarta-feira, 17, dos nove novos casos confirmados no Estado, oito são residentes em Fortaleza e um residente em Jijoca de Jericoacoara. 

Assim, dentre os pacientes que tiveram confirmação para a doença, 20 moram na Capital cearense, um no município de Russas, um em Jijoca de Jericoacoara e outro em Sobral. São todos do sexo masculino com idades entre 18 e 43 anos. 

Até a última sexta-feira 12, o Estado somava 263 casos notificados de varíola dos macacos. Destes, 88 haviam sido descartados laboratorialmente.

A Sesa afirma que em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas "como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento".

"A Sesa tem monitorado e atuado ativamente junto às Vigilâncias em Saúde dos Municípios, realizando publicação periódica de notas técnicas atualizadas sobre a monkeypox", acrescenta em nota.