Programa Bolsa Jovem abre inscrições para 3ª edição
As inscrições vão até o dia 5 de setembro. Os jovens inscritos no programa receberão auxílio financeiro de R$ 300 para custear a execução de atividades dentro de suas respectivas áreas de conhecimento
23:09 | Ago. 16, 2022
Encontrar jovens de Fortaleza interessados em desenvolver suas habilidades nas mais diversas áreas de conhecimento é o foco do Programa Bolsa Jovem, que está com inscrições abertas para a 3ª edição do projeto. O novo edital foi lançado na última sexta-feira, 12, no Dia Internacional da Juventude. A estimativa é de que 3 mil pessoas, com idade entre 15 e 29 anos, que se encontrem em situação de vulnerabilidade, consigam ingressar no programa e receber bolsa financeira por um ano.
A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, nasceu com o intuito de reduzir as desigualdades e promover a inclusão juvenil. O Programa foi criado em 2019 e, em duas edições, já beneficiou cinco mil jovens da Capital.
Ao todo, são nove categorias que compõem o programa, elas são: Arte e Cultura; Cidadania e Participação Social; Ciência, Educação e Tecnologia; Comunicação; Comunidades e Povos Tradicionais; Práticas Recreativas e Lazer; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Saúde e Bem Estar; Economia Criativa e Empreendedorismo. Segundo o edital, a bolsa para todas as modalidades é no valor de R$ 300.
Leia mais
As inscrições para participar da 3ª edição do Bolsa Jovem tiveram início nessa segunda-feira, 15, e seguem até o dia 5 de setembro. O cadastro deve ser feito via preenchimento de formulário on-line, no Portal da Juventude.
Vale ressaltar que, das três mil vagas disponibilizadas aos jovens que se enquadrem nos requisitos necessários, 10% são destinadas a pessoas com deficiência com idade máxima de 35 anos e a disposição de até 150 vagas para egressos e jovens que estejam em cumprimento de medida em meio aberto do Sistema Socioeducativo do Estado do Ceará.
Requisitos para participação
- Idade entre 15 e 29 anos, excetuando-se os casos para pessoas com deficiência, que será aceita a inscrição até os 35 anos;
- Residentes em Fortaleza, com renda per capita de até um salário mínimo (por pessoa da família);
- Jovens que não tenham vínculo empregatício ou que não estejam contratados por nenhum projeto, ação ou contrato de gestão com a Secretaria da Juventude (bolsistas, estagiários, monitores e afins);
- Jovens que não recebam bolsa, auxílio, benefício ou patrocínios na mesma área em que está concorrendo;
- Jovens que já desenvolvam atividades, projetos ou pesquisa em uma das áreas do Bolsa Jovem por, no mínimo, um ano.
Cronograma
Período de inscrições on-line: 15 de agosto a 5 de setembro
Validação e análise das inscrições: 06 de setembro a 18 de setembro
Divulgação do resultado preliminar: 19 de setembro
Prazo recursal: 20 a 22 de setembro
Divulgação do resultado final: 23 de setembro
Ciclo formativo obrigatório: 23 de setembro a 10 de outubro