Com estátua nas mãos, devoto faz Caminhada com Maria individual em Fortaleza

Em 2020 e 2021, o devoto fez o percurso sozinho, mas este ano contou com a companhia da irmã dele, Elania Aguiar. Os fetejos da padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora de Assunção, ocorrem de forma remota por causa da Covid-19

12:05 | Ago. 15, 2022

Por: Amanda Araújo
ESTÁTUA nas mãos, Paulo de Tarso e a irmã Elania Aguiar fizeram a caminhada pela fé em Nossa Senhora da Assunção (foto: Cláudio Ribeiro)

Pelo terceiro ano consecutivo desde a pandemia, o devoto Paulo de Tarso Aguiar Júnior, 48 anos, celebra o Dia de Nossa Senhora de Assunção, 15 de agosto, em uma Caminhada com Maria "individual". Com a Covid-19, os festejos da padroeira de Fortaleza são realizados pela Arquidiocese de forma virtual, mas isso não o impede de percorrer as ruas da Cidade levando nas mãos a estátua da mãe de Jesus.

Às 8 horas desta segunda-feira, 15, ele saiu do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no conjunto Nova Assunção, em direção à Catedral Metropolitana de Fortaleza, no bairro Centro.

Em 2020 e 2021, o devoto fez o percurso sozinho, mas este ano contou com a companhia da irmã dele, Elania Aguiar.

"Desde a pandemia faço essa caminhada solitária, este ano tenho minha irmã. É um agradecimento, é o minimo que a gente pode fazer por Ela [Maria], um dia de homenagem, de gratidão. Não é um sacrificio, não é uma penitência", explica.

Segundo Paulo de Tarso, é a fé que "nos leva adiante", e por isso a Caminhada com Maria é um prazer para ele. Serve para orar pelo mundo e pelos familiares: "Fé é o mais importante". 


Os festejos da padroeira de Fortaleza são realizados pela Arquidiocese de forma virtual por causa da Covid-19, mas ele faz percurso individual em homenagem à mãe de Jesus." />

Com informações do repórter Cláudio Ribeiro

Caminhada com Maria 

Parte dos festejos do Dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Capital, a XX Caminhada com Maria ocorre este ano de forma online, com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da Arquidiocese de Fortaleza a partir das 14 horas.

O evento ocorre de forma remota devido à pandemia de Covid-19. “Assim somos chamados a ultrapassar os sinais externos do caminhar para percebê-lo e vivê-lo no seu espírito, no seu significado mais verdadeiro: – o caminhar da vida no Amor de Deus!”, diz a Arquidiocese em nota.

A Lei Nº 13.330, de 5 de junho de 2015, reconheceu como patrimônio cultural imaterial do Brasil a Caminhada com Maria. O objetivo é, conforme a Arquidiocese, "reconhecer a importância da Caminhada com Maria, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro".

Todos os participantes dos festejos têm acesso a um livro com as orações, reflexões e cânticos da XX Caminhada com Maria. O material foi preparado por Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza. A ideia é que as pessoas possam viver espiritualmente o evento, conforme a Arquidiocese.

Acompanhe: