VetMóvel realizou em Fortaleza mais de 13 mil procedimentos neste ano
Clínica veterinária itinerante já esteve presente em 56 bairros da Capital desde 2018. Atualmente, atendimentos estão disponíveis nos bairros João XXIII, Maraponga e Passaré
14:42 | Ago. 10, 2022
Em pouco mais de quatro anos de funcionamento, as clínicas veterinárias itinerantes de Fortaleza realizaram mais de 162 mil atividades em prol de cães e gatos. Somente neste ano, mais de 13 mil procedimentos foram realizados nos três VetMóveis disponíveis na Capital.
O projeto teve início em 2018 e possui duas unidades itinerantes e uma fixa, localizada no bairro Passaré. Até este mês de agosto, 56 bairros de Fortaleza já receberam os serviços ofertados pela ação. Desde a última segunda-feira, 8, os bairros João XXIII e Maraponga estão com atendimentos disponíveis.
Leia mais
O secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Marcel Girão, explica que, mensalmente, as unidades realizam deslocamento entre os bairros de Fortaleza. De acordo com o gestor, a escolha dos bairros contemplados é feita por meio de uma análise de dados.
"Verificamos os bairros que estão com um procura maior para levarmos o VetMóvel para lá, de acordo com a demanda de cadastro de castração", explica Girão, que ressalta que todas as regionais já foram contempladas durante os últimos quatro anos.
Para o secretário, além da gratuidade do serviço, o fato de as clínicas realizarem um deslocamento mensal também favorece aos interessados que não possuem facilidade de deslocamento com os pets.
No bairro João XXIII, Júnior Batista, 28, não perdeu a oportunidade de levar o pequeno Coragem, de apenas sete meses, para receber os cuidados de um veterinário na manhã desta quarta-feira, 10. "O atendimento foi rápido. Ele veio porque está com uma pequena dermatite na pata, tá coçando e machucando um pouquinho."
De acordo com a Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), o problema apresentado pelo cachorro Coragem está entre os mais comuns, assim como infecções de ouvido e doenças gastrointestinais.
Júnior explica que procurou o atendimento devido aos altos custos de uma consulta em uma clínica particular. "Isso aqui é show de bola. Hoje, em qualquer consulta, se gasta R$ 100, e muitas vezes ainda temos gastos no pós", afirma.
Já Lucivalto Lima, 35, levou a cachorra Clarinha, de 1 ano e cinco meses, para uma consulta de rotina. "Serve como uma prevenção de doenças, para que ela cresça bem. O fato de ser público torna o serviço acessível, um atendimento particular é muito caro."
Os cuidados de Lucivalto com Clarinha vêm de um forte vínculo criado entre os dois. A cadela foi adotada após o tutor perder o pai em 2020. "Sou muito feliz com a Clarinha, ela chegou em um momento difícil, ela trouxe alegria para a casa."
O funcionamento da unidade móvel no João XXIII acontece das 7h30min às 12 horas e das 13 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Os atendimentos ocorrem por meio de distribuição de fichas, 20 pela manhã e 20 durante o turno da tarde.
Somente em 2022, o projeto já contemplou os bairros Aerolândia, Edson Queiroz, São Gerardo, Benfica, Novo Mondubim, João XXIII, Jangurussu, Messejana, Maraponga e Pirambu.
Castração de cães e gatos
Para serviços de castração, o Coepa alerta que é preciso realizar, inicialmente, um cadastro pelo telefone 156. Com o cadastro realizado, basta que os tutores aguardem o contato para confirmação do agendamento.
"Como é um processo cirúrgico, o animal não pode só chegar lá e fazer uma cirurgia, é preciso fazer uma análise do paciente para saber se está em estado adequado para a cirurgia", explica Marcelo Girão.
Alan Cleto, 27, é dono de duas gatas (Flor e Princesa), ele levou os dois animais para consultas de rotina e conseguiu ser contemplado com a castração de uma delas.
"Me falaram que precisamos ligar para o 156 para fazer um agendamento. Mas também nos informaram que poderíamos ficar esperando alguma desistência, e foi o que aconteceu. Foi ótimo, não tenho do que reclamar, a Flor tá 100%. Pessoal muito atencioso. A Princesa foi castrada e também foi resolvido."
Serviço
VetMóvel no bairro João XXIII
Período: Desde o dia 8/08 (segunda-feira)
Funcionamento: Segunda a sexta-feira
Horário: Das 7h30min às 12 horas e das 13 às 16 horas
Local: Estacionamento do Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação do Estado do Ceará - FormaCE (avenida Porto Velho, 401 - bairro João XXIII)
VetMóvel no bairro Maraponga
Funcionamento: Segunda a sexta-feira
Horário: Das 8 às 12h horas e das 13 às 17 horas
Local: Praça das Artes MRV (rua Carlos Juaçaba, s/n - Maraponga)