Parada pela Diversidade Sexual terá 200 agentes para segurança e trânsito neste domingo, 7
Operação, que inclui interdições em ruas do entorno, começa a partir deste sábado, na região da Beira Mar. Organizadores estimam 600 mil pessoas presentes no eventoA 21ª edição da Parada pela Diversidade Sexual, que será realizada neste domingo (7), na avenida Beira Mar, terá mais de 200 agentes de segurança e para a orientação de trânsito no entorno do evento. A região deverá receber pelo menos 600 mil pessoas, na previsão dos organizadores.
Na conta exata, serão 203 agentes informados pelos órgãos: 75 policiais militares, 60 fiscais de trânsito, 54 guardas municipais e 14 bombeiros. A concentração da Parada começa a partir das 15 horas de domingo, com desfile começando às 16 horas. Parte do efetivo acionado já começará o trabalho ainda neste sábado, na montagem do esquema de segurança e para interditar ruas próximas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A Parada está programada para se estender até as 22 horas, mas os agentes atuarão diretamente na operação até a meia-noite do domingo para segunda-feira.
Ocorrências policiais serão registradas no 2º Distrito Policial (DP), com exceção das que envolverem crianças e adolescentes (irão para a Delegacia da Criança e do Adolescente - DCA) e violência contra mulheres (irão para a Delegacia de Defesa da Mulher-DDM). Bombeiros atuarão tanto em terra quanto no mar.
Para melhorar o acesso dos participantes até a Beira Mar, haverá 15 ônibus extras para o público a partir das 13 horas deste domingo, além das 16 linhas que já circulam pelo entorno do trajeto da Parada (veja lista abaixo). Será cobrada tarifa social (R$ 3,30 a inteira e R$ 1,50 a meia).
Saída do desfile a partir das 16 horas
A concentração da Parada neste domingo, 7, será em frente ao Hotel Beira Mar. Às 16 horas, será a abertura oficial. Os trios iniciarão o desfile às 17h30min, e às 18 horas será feito um minuto de silêncio e de protesto contra a LGBTIfobia e o LGBTIcídio.
No início haverá discursos das representações do movimento LGBTI+ e a leitura do Manifesto Público em Defesa dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexos e outras identidades.
O encerramento está previsto para acontecer às 22 horas, antes do aterro da Praia de Iracema. A dispersão se dará no cruzamento da avenida Beira Mar com a avenida Barão de Studart. Ao todo, o desfile terá percurso de 2,5 quilômetros.
Os trios iniciarão o desfile às 17h30min, e às 18 horas será feito um minuto de silêncio e de protesto contra a LGBTIfobia e o LGBTIcídio. O encerramento está previsto para acontecer às 22 horas, antes do aterro da Praia de Iracema. A dispersão se dará no cruzamento da avenida Beira Mar com a avenida Barão de Studart.
"Contra o fascismo e LGBTIfobia"
O tema da 21ª Parada pela Diversidade Sexual este ano será “Vivas e nas ruas: voto contra o fascismo e a LGBTIfobia”. O evento propõe este ano uma reflexão sobre a LGBTI+fobia e o LGBTI+cídio, reafirmando a denúncia de que o Brasil segue no topo do ranking de países com mais assassinatos de pessoas LGBTI+. Também se propõe, com a manifestação pública, a discutir o contexto de crescimento do conservadorismo e do fascismo na atual conjuntura política.
“Essa será a primeira edição da Parada após a requalificação do principal cartão postal da cidade, que teve as obras entregues em maio deste ano. Vamos ocupar com nossas bandeiras e fazer da Beira Mar um espaço de todas, todos e todes. Porque as ruas são o nosso palco de luta”, afirma Dediane Souza, integrante da Comissão Política do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab). O Grab realiza a Parada desde 1999.
Feira empreendedora LGBTI+ neste sábado
Ainda neste sábado, 6, na Praia de Iracema, das 17h às 23h, será realizada a Feira Empreendedora LGBTI+. Será no Largo Júlio Pirata, proximidades do Estoril. A ideia é promover a autonomia econômica de pessoas LGBTI+, artesãos e empreendedores (as), com espaços de comercialização de seus produtos e/ou serviços para a população LGBTI+ e sociedade em geral. A realização é da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), através da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual.
Programação da Parada
15h – Concentração (em frente ao Hotel Beira Mar)
16h – Abertura Oficial da Parada com representações do movimento LGBTI+
16:30 às 17h30 - Hora da Militância LGBTI
17h30 - Saída da Concentração
18h – Minuto de Silêncio e de protesto contra a LGBTIfobia e o LGBTIcídio.
22h – Encerramento – antes do aterro da Praia de Iracema
Linhas de ônibus
011 - Circular
012 - Circular II
051 - Grande Circular I
052 - Grande Circular II
055 - Corujão/Grande Circular I
056 - Corujão/Grande Circular II
071 - Antônio Bezerra / Mucuripe
077 - Parangaba/Mucuripe
078 - Siqueira/Mucuripe/ED
130 - Vila do Mar/Náutico II
711 - Barra do Ceará/Cais do Porto
752 - Caça e Pesca/Centro
903 - Varjota/Centro
905 - Meireles/Centro
906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro
907 - Castelo Encantado/Centro
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente