Parada pela Diversidade Sexual terá 200 agentes para segurança e trânsito neste domingo, 7
Operação, que inclui interdições em ruas do entorno, começa a partir deste sábado, na região da Beira Mar. Organizadores estimam 600 mil pessoas presentes no evento
11:24 | Ago. 06, 2022
A 21ª edição da Parada pela Diversidade Sexual, que será realizada neste domingo (7), na avenida Beira Mar, terá mais de 200 agentes de segurança e para a orientação de trânsito no entorno do evento. A região deverá receber pelo menos 600 mil pessoas, na previsão dos organizadores.
Na conta exata, serão 203 agentes informados pelos órgãos: 75 policiais militares, 60 fiscais de trânsito, 54 guardas municipais e 14 bombeiros. A concentração da Parada começa a partir das 15 horas de domingo, com desfile começando às 16 horas. Parte do efetivo acionado já começará o trabalho ainda neste sábado, na montagem do esquema de segurança e para interditar ruas próximas.
Leia mais
-
Parada pela Diversidade Sexual ocorrerá na Beira Mar; veja programação
-
Praia de Iracema recebe 2ª edição de torneio LGBTQIA+ de carimba; veja fotos
-
Parada pela Diversidade Sexual do Ceará 2022 ocorre no próximo dia 7
-
Pessoas LGBTQIA+, ativistas e aliados participam de pedal temático por orgulho e respeito
-
Quatro em cada 10 LGBTQIAP+ já sofreram discriminação no trabalho
-
Em Feira Cultural da Diversidade, pessoas trans podem retificar nomes
-
Leis de proteção à comunidade LGBTQIA+: quais são as principais?
A Parada está programada para se estender até as 22 horas, mas os agentes atuarão diretamente na operação até a meia-noite do domingo para segunda-feira.
Ocorrências policiais serão registradas no 2º Distrito Policial (DP), com exceção das que envolverem crianças e adolescentes (irão para a Delegacia da Criança e do Adolescente - DCA) e violência contra mulheres (irão para a Delegacia de Defesa da Mulher-DDM). Bombeiros atuarão tanto em terra quanto no mar.
Para melhorar o acesso dos participantes até a Beira Mar, haverá 15 ônibus extras para o público a partir das 13 horas deste domingo, além das 16 linhas que já circulam pelo entorno do trajeto da Parada (veja lista abaixo). Será cobrada tarifa social (R$ 3,30 a inteira e R$ 1,50 a meia).
Saída do desfile a partir das 16 horas
A concentração da Parada neste domingo, 7, será em frente ao Hotel Beira Mar. Às 16 horas, será a abertura oficial. Os trios iniciarão o desfile às 17h30min, e às 18 horas será feito um minuto de silêncio e de protesto contra a LGBTIfobia e o LGBTIcídio.
No início haverá discursos das representações do movimento LGBTI+ e a leitura do Manifesto Público em Defesa dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Intersexos e outras identidades.
O encerramento está previsto para acontecer às 22 horas, antes do aterro da Praia de Iracema. A dispersão se dará no cruzamento da avenida Beira Mar com a avenida Barão de Studart. Ao todo, o desfile terá percurso de 2,5 quilômetros.
Os trios iniciarão o desfile às 17h30min, e às 18 horas será feito um minuto de silêncio e de protesto contra a LGBTIfobia e o LGBTIcídio. O encerramento está previsto para acontecer às 22 horas, antes do aterro da Praia de Iracema. A dispersão se dará no cruzamento da avenida Beira Mar com a avenida Barão de Studart.
"Contra o fascismo e LGBTIfobia"
O tema da 21ª Parada pela Diversidade Sexual este ano será “Vivas e nas ruas: voto contra o fascismo e a LGBTIfobia”. O evento propõe este ano uma reflexão sobre a LGBTI+fobia e o LGBTI+cídio, reafirmando a denúncia de que o Brasil segue no topo do ranking de países com mais assassinatos de pessoas LGBTI+. Também se propõe, com a manifestação pública, a discutir o contexto de crescimento do conservadorismo e do fascismo na atual conjuntura política.
“Essa será a primeira edição da Parada após a requalificação do principal cartão postal da cidade, que teve as obras entregues em maio deste ano. Vamos ocupar com nossas bandeiras e fazer da Beira Mar um espaço de todas, todos e todes. Porque as ruas são o nosso palco de luta”, afirma Dediane Souza, integrante da Comissão Política do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab). O Grab realiza a Parada desde 1999.
Feira empreendedora LGBTI+ neste sábado
Ainda neste sábado, 6, na Praia de Iracema, das 17h às 23h, será realizada a Feira Empreendedora LGBTI+. Será no Largo Júlio Pirata, proximidades do Estoril. A ideia é promover a autonomia econômica de pessoas LGBTI+, artesãos e empreendedores (as), com espaços de comercialização de seus produtos e/ou serviços para a população LGBTI+ e sociedade em geral. A realização é da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), através da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual.
Programação da Parada
15h – Concentração (em frente ao Hotel Beira Mar)
16h – Abertura Oficial da Parada com representações do movimento LGBTI+
16:30 às 17h30 - Hora da Militância LGBTI
17h30 - Saída da Concentração
18h – Minuto de Silêncio e de protesto contra a LGBTIfobia e o LGBTIcídio.
22h – Encerramento – antes do aterro da Praia de Iracema
Linhas de ônibus
011 - Circular
012 - Circular II
051 - Grande Circular I
052 - Grande Circular II
055 - Corujão/Grande Circular I
056 - Corujão/Grande Circular II
071 - Antônio Bezerra / Mucuripe
077 - Parangaba/Mucuripe
078 - Siqueira/Mucuripe/ED
130 - Vila do Mar/Náutico II
711 - Barra do Ceará/Cais do Porto
752 - Caça e Pesca/Centro
903 - Varjota/Centro
905 - Meireles/Centro
906 - Caça e Pesca/Serviluz/Centro
907 - Castelo Encantado/Centro