Agosto Lilás: Fórum Clóvis Beviláqua recebe a exposição "O Que Não Nos Disseram"
A segunda edição da mostra tem início na próxima segunda-feira, 8, e ficará exposta até o dia 2 de setembro no equipamento do Poder Judiciário
17:48 | Ago. 06, 2022
O Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), localizado no bairro Edson Queiroz, inaugura a campanha Agosto Lilás com uma exposição sobre combate à violência contra mulher. A partir desta segunda-feira, 8, às 11 horas, visitantes poderão contemplar a segunda edição da exibição “O Que Não Nos Disseram”. As peças ficarão expostas até o dia 2 de setembro.
A exposição é uma iniciativa da jornalista Andressa Meireles e pretende dar destaque à mulheres que foram vítimas de violência e decidiram transformar a dor em liberdade e informação. No ambiente, fotografias gigantes, QR code, rodas de conversa e painéis informativos permitem que o visitante tenha uma experiência imersiva no tema. Além disso, uma novidade desta edição é a arte acessível por meio de peças táteis, audiodescrição e interpretação em libras dos depoimentos.
Descrita como um “manifesto artístico de força, de beleza e de coragem”, a mostra pretende ampliar a discussão sobre as formas de violência e alcançar a sociedade de forma precisa e sensível.
Antes de chegar ao FCB, a exposição, lançada em março de 2020, teve sua estreia no Centro de Eventos do Ceará, e seguiu na sede da Defensoria Pública do Estado e no Shopping RioMar Fortaleza. Já o lançamento da 2ª edição aconteceu no Shopping Iguatemi, em março de 2022, sendo apresentada, em seguida, na Casa da Mulher Brasileira e chegando agora à Comarca de Fortaleza, sede provisória do Poder Judiciário cearense.
Participam da mostra as fotógrafas Andréa Peixoto, Camila de Almeida, Caroline Sousa, Delfina Rocha, Keli Pereira, Lia de Paula, Marcella Elias, Marieta Rios, Marília Camelo, Natália Gondim, Natália Marques, Natália Rocha, Roberta Martins e Tay Moreira.
Antes da abertura da exposição nesta segunda, 8, uma solenidade deve ocorrer no Fórum, e contará com autoridades do Poder Judiciário local, como a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira; a diretora do FCB, juíza Ana Cristina Esmeraldo e a presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Judiciário cearense, desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra.
Leia mais
-
Protestos massivos ao som de vuvuzelas no encerramento da campanha presidencial no Quênia
-
Isaquias Queiroz é campeão mundial de canoagem da categoria C1 500
-
PF prende 3 suspeitos de ajudarem na ocultação dos corpos de Bruno e Dom
-
Incêndio em tanques de petróleo deixa 77 feridos e 17 desaparecidos em Cuba
-
Veja as chapas e coligações de candidatos ao Senado e Governo do Ceará
-
Israel ataca Faixa de Gaza pelo 2ª dia seguido e alerta sobre novos bombardeios
CAJ Mulher
Além da exposição, nesta segunda-feira, 8, será inaugurada a CAJ Mulher—disponibilizado pela Central de Atendimento Judicial (CAJ) do Judiciário—no bairro Benfica. O equipamento foi criado pelo TJCE para fornecer suporte especializado ao público feminino. A solenidade de inauguração será na sede do 1º Juizado da Mulher, a partir das 15 horas.
Programação
05/08: 14 horas – Palestra – Aniversário de 16 anos de sanção da Lei Maria da Penha, com a juíza Rosa Mendonça e a escritora Socorro Osterne Local: Casa da Mulher Brasileira;
05/08: 9 horas às 17 horas – Evento sobre Lei Maria da Penha: Aspectos Teóricos e Práticos, com palestra da juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo, no auditório da OAB-CE;
08/08: 9 horas – Evento de lançamento da campanha Agosto Lilás, na Fiec;
11horas – Abertura da Exposição “O Que Não Nos Disseram” – no Fórum Clóvis Beviláqua;
15 horas – Inauguração da CAJ Mulher, no 1º Juizado da Mulher, no bairro Benfica;
11/08: 9 horas – Palestra durante o 1º Ciclo de Diálogos sobre a Lei Maria da Penha do Ministério Público – com a juíza Rosa Mendonça
Local: Evento apenas virtual.
Serviço
Exposição "O Que Não Nos Disseram"
Quando: nesta segunda-feira, 8, às 11 horas
Onde: Fórum Clóvis Beviláqua (Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 220 - Edson Queiroz)