Praça da Igreja da Glória exibe sujeira e equipamentos quebrados

Permissionários realizam a limpeza da Praça, que possui brinquedos quebrados e muito lixo em seu entorno

10:12 | Jul. 08, 2022

Por: Euziane Bastos
FREQUENTADORES cobram ação da Prefeitura (foto: FABIO LIMA)

Bancos e brinquedos do parquinho quebrados, sujeira e degradação. Este é o cenário na Praça da Assunção, mais conhecida como Praça da Igreja da Glória, localizada na Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. O local, que foi reinaugurado em 2015 com paisagismo, academia de ginástica, quadra poliesportiva e área para pets, precisa receber manutenção de trabalhadores e frequentadores do equipamento. Prefeitura afirma que já fez levantamento sobre problemas e há ações previstas para até o final de julho. 

Leudo Soares, um dos permissionários da Praça, estava capinando a grama e retirando o lixo próximos ao ser comércio. Ele sofreu um acidente e esteve afastado de sua ocupação por algum tempo, e quando voltou conta que encontrou muita sujeira. "Se você perguntar, vai saber que a limpeza da praça quem faz são os permissionários. Já encontrei até cobra por aqui", conta.

O permissionário também fala que só ele e uma outra mulher, a quem todos chamam de "professora", limpam a praça juntos com frequência. 

"No caso, a Prefeitura só faz a primeira obra, coloca em um papel e nunca mais vem dar uma manutenção. É aí que está o problema, porque quando você não mantém uma coisa, ela se deteriora", opina Reginaldo Pereira, um morador do bairro que passava pela Praça. 

Já uma mulher que estava no local, e que preferiu não ser identificada, acredita que a culpa da sujeira na praça não deveria ser depositada apenas na Prefeitura. "A culpa também é das pessoas que vêm aqui e sujam. O prefeito não vem aqui colocar o lixo", diz.

Do outro lado do equipamento público, Gabriel Alves trabalha há 2 anos em um dos contêiners que funciona como uma pequena lanchonete e afirma que a praça sempre esteve mal cuidada desde que começou suas atividades. "Sempre está bastante sujo, a gente tenta limpar, mas é muito lixo mesmo. Algumas pessoas que moram aqui na praça ajudam a sujar ainda mais, quando a gente sai daqui e volta no outro dia, encontramos bagunça, xixi", descreve. 

"Tem um pessoal que almoça aqui que reclama bastante. Eles gravam, tiram fotos do lixo e dizem que vão mandar (para a Prefeitura), mas é bem difícil", completa Gabriel.

Prefeitura afirma que fez vistoria na Praça

 

Em nota, a Secretaria da Gestão Regional (Seger), responsável pela manutenção de equipamentos como a Praça da Assunção, informa que o parquinho infantil e a academia ao ar livre instalados estão incluídos no sexto lote de reforma de equipamentos situados em praças, areninhas e parques de Fortaleza. Uma equipe da Secretaria Regional 6 realizou visita no local para realizar vistoria no local e levantar os reparos que se fizerem necessários.

A Secretaria afirma que, atualmente, executa o quinto lote de manutenção desses espaços e já finalizou o serviço em 64 academias e 48 parquinhos instalados em espaços públicos. A manutenção consiste em reparos gerais, trocas de peças danificadas, soldas e pinturas, e tem como objetivo garantir vida útil aos equipamentos e o bem-estar da população.

Em relação à limpeza, a Secretaria Regional 6 esclarece que, em junho, foi realizada uma grande ação de limpeza no local, com a execução dos serviços de capina e varrição. Uma nova ação será programada para a área até o final do mês de julho.

A Seger também reforça que no bairro Cidade dos Funcionários, a coleta de lixo domiciliar é realizada às segundas, quartas e sextas-feiras, no período noturno, e que, para manter a Praça limpa, a população deve ser parceira da gestão municipal, colocando lixo apenas nas suas calçadas nos dias de coleta.

Além disso, materiais de grandes volumes como móveis velhos, podas de árvores e pequenas quantidades de entulhos podem ser direcionados a um dos 90 Ecopontos espalhados pela cidade. Um desses equipamentos está localizado na Avenida Desembargador Gonzaga, próximo à Praça.

A população pode solicitar serviços de limpeza e manutenção de equipamentos públicos por meio da Central 156 ou de abertura de processo na sede da Secretaria Regional do seu bairro.