Chinela, Menino e Pé na Carreira: corridas de rua reúnem crianças e adultos em Fortaleza
Nesse sábado, criançada compareceu fantasiada à competição, enquanto, no domingo, adultos voltaram a competir na versão para gente grandeQuem aproveitou a chuva do final de semana para dormir até mais tarde perdeu a oportunidade de participar ou prestigiar a corrida mais fofa de Fortaleza. Trata-se da terceira edição do “Chinela, Menino!”, corrida com crianças e adolescentes de até 14 anos, na qual os corredores competem fantasiados. Das 300 vagas, 262 pequenos foram inscritos.
Desta vez, foi uma competição de gigantes: Narutos (da animação japonesa homônima), Ladybugs (de Miraculous: As Aventuras de Ladybug), Mulheres Maravilhas, Thores, Flashes, Homens-Aranha e até Minions (de Meu Malvado Favorito).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Todas as escolhas de fantasias foram estratégicas. No caso de Eduardo Tabosa, de 6 anos, a roupa precisava ser a do Thor, já que ao correr a capa iria esvoaçar atrás dele. Essa foi a primeira corrida do Duduzinho, como é chamado pela família, mas os pais Eduardo e Marina Tabosa já o levavam desde bebê para acompanhá-los nas caminhadas.
Já os irmãos fantasiados de minions, Letícia, 11, e Nicolas, 9, apostaram na praticidade da roupa. Os ajudantes do personagem Gru, do filme Meu Malvado Favorito, são facilmente reconhecíveis pela pele amarelada, o macacão jeans e os óculos de proteção estilizados. A ideia da a mãe deles, Glaudeni Almeida, foi comprar duas camisetas amarelas e, na noite anterior à corrida, confeccionar os óculos.
“Eu e minha esposa sempre gostamos de correr e a gente não podia deixar de envolver as crianças nisso. Fora que a questão da atividade física hoje em dia é algo fundamental”, explica o pai Araújo Júnior. Apesar da abertura do evento ser às 6 horas da manhã para as crianças — no domingo, em edição adulta, o horário era mais cedo, às 5 da manhã —, a família garante que já é costume estar de pé bem cedinho.
A chuva do final de semana também não foi impedimento. Às seis horas, caiu uma garoazinha que logo secou antes da largada da primeira bateria de corredores, às sete. Depois, às sete e meia, choveu um pouco mais, mas não o suficiente para atrapalhar a brincadeira.
“Hoje eu quero brincar bastante, me divertir. A gente brinca na rua com o meu vizinho, quando a gente consegue a gente sempre tá lá”, conta Letícia. A resposta de Nicolas, por outro lado, estava muito mais focada na vitória. “Espera ganhar? Ser melhor do que todos?”, O POVO perguntou, ao que ele abriu um sorriso e assentiu com a cabeça. “Já ganhei uma corrida, a do Herói do Coração”, relembra.
O Chinela, Menino! é a versão infantil do Pé na Carreira, na décima edição para adultos. Enquanto as crianças brincaram no sábado, 30, os adultos competiram no domingo, 31, a partir das 5 da manhã. Ambas as edições ocorreram no Complexo Estação das Artes. Foi a retomada dos eventos no calendário municipal depois de dois anos afetados pela pandemia de Covid-19.
Os percursos infantis foram divididos por faixa etária, indo de 30 a 500 metros. Para os adultos, as distâncias são maiores: 4 quilômetros (também para cadeirantes e paratletas) e 8 km. O organizador do evento, Fernando Elpídio, destaca o potencial de valorização do esporte por meio de atividades do tipo, além da essência “criativa e moleca que só o povo cearense sabe”.