Prefeitura publica edital para melhorias nas paradas de ônibus de Fortaleza
Iniciativa visa à implantação do Projeto Parada Segura, que busca oferecer segurança, conforto e acessibilidade aos usuários do transporte público da CapitalA Prefeitura de Fortaleza publicou nessa quarta-feira, 27, um edital para a escolha de empresas que queiram realizar estudos de viabilidade para melhorias nas paradas de ônibus do transporte público da Capital. O edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) visa à implantação do Projeto Parada Segura, lançado pela gestão atual em fevereiro deste ano.
Um projeto piloto do Parada Segura foi instalado no Bairro de Fátima e um segundo equipamento está localizado no Benfica. Nos pontos, foram instalados câmeras de videomonitoramento e wi-fi. Os espaços também ganharam reforço na iluminação e acessibilidade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A seleção do edital é gerenciada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da Coordenadoria de Parcerias Público-Privadas, em parceria com Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
O prazo final para apresentação dos estudos é de até 90 dias após a publicação da autorização no Diário Oficial do Município (DOM). O principal objetivo da ação é oferecer segurança, conforto e acessibilidade aos usuários do transporte público. Além disso, a iniciativa pretende modernizar e padronizar os pontos.
As empresas interessadas deverão elaborar estudos de modelagem operacional, econômico-financeira e jurídica para realização de melhorias nas paradas do transporte público de Fortaleza. Atualmente, a Capital conta com mais de 7 mil locais de embarque e desembarque. As empresas também terão direito à exploração publicitária dos espaços públicos.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, o projeto é de extrema importância para Fortaleza. “Temos vários exemplos de sucesso no Brasil e Fortaleza não poderia deixar de buscar, dentro das peculiaridades, de executar essas melhorias para os usuários do transporte público. Por exemplo, hoje, o acesso à internet nas paradas de ônibus é um serviço básico que deve ser ofertado”, destaca.
A prefeitura informou que as empresas interessadas em realizar os estudos têm um prazo de 20 dias, a contar da data de publicação do edital de chamamento público, a requerer a autorização no endereço da da Central de Licitações de Fortaleza (CLFor). Ainda segundo a gestão municipal, a autorização será concedida para até três interessados, após avaliação das experiências técnicas dos interessados.
Conforme a coordenadora de Parcerias Público-Privadas e Concessões, Sávia Erma, atualmente a gestão municipal tem dois projetos de segmento na mobilidade da Capital. “Temos o projeto de concessão dos Terminais e, agora, do projeto de melhoria para os pontos de embarque e desembarque”, pontua Sávia.
O projeto Parada Segura é desenvolvido uma parceria com o Instituto Sueco, o projeto é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e executado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), pelas Secretarias da Gestão Regional (Seger), da Infraestrutura (Seinf), de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e da Segurança Cidadã (Sesec).