Restauração do Farol do Mucuripe aguarda conclusão de estudos arqueológicos pela Setur

Em agosto de 2021, equipamento foi reconhecido oficialmente como sítio arqueológico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

Um projeto de restauração do Farol do Mucuripe, localizado no bairro Serviluz, em Fortaleza, foi elaborado pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) desde julho do ano passado. Para o início das obras no local, no entanto, ainda é necessário a conclusão de um processo licitatório de estudos arqueológicos exigidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O estudo é exigido devido ao farol ter sido reconhecido como sítio arqueológico pelo instituto em agosto de 2021.

O superintendente do Iphan Ceará, Cândido Henrique de Aguiar, explicou que qualquer intervenção que ocorra no perímetro determinado do sítio arqueológico do Farol do Mucuripe necessita de apresentação de um projeto de intervenção no local ao Iphan. Conforme o superintendente, a Setur enviou o projeto, onde chegou a ser deliberado pelo órgão.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ainda segundo Cândido, as obras de restauração apontam que será necessário fazer escavações no local, segundo o que é proposto no projeto da Setur. Devido a isso, o Iphan solicitou que algumas ações sejam executadas antes de iniciar as obras. Entre os pedidos, estão a realização de estudos arqueológicos e o acompanhamento de uma equipe de arqueologia a ser contratada pela Setur. Os estudos são para identificar fontes escritas e da cultura material presente.

“A partir desse momento, a gente pode aprovar e dar o parecer em relação ao que eles apresentaram”, disse o superintendente do Iphan Ceará. Outras ações também devem ser apresentadas pela Setur ao Iphan, entre elas: um levantamentos de cartografia antiga que tratem das transformações urbanas no trecho relacionado ao Farol do Mucuripe e realizar levantamento de fontes iconográficas.

Em nota, a Setur informou que o “Farol do Mucuripe encontra-se no momento aguardando conclusão do processo licitatório de estudos arqueológicos exigidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Farol foi reconhecido como sítio arqueológico histórico, contemplando ruínas e edificações, sendo inserido no cadastro nacional de sítios arqueológicos”. A pasta não informou previsão para conclusão dos estudos e demais solicitações exigidas pelo Iphan.

Sítio arqueológico

Em agosto de 2021, o Iphan esteve com uma equipe de arqueólogos no Farol do Mucuripe, onde foram identificadas ruínas do século 19 e do século 18. “Foram faianças inglesas e peças de cerâmicas do séculos 19 e 18”, disse Cândido. Após o reconhecimento oficial, o Farol do Mucuripe foi cadastrado na base de dados de sítios arqueológicos do Iphan Nacional.

Um sítio arqueológico é o local onde se encontram vestígios resultantes de atividades humanas do período pré-colonial ou histórico. Atualmente, segundo o instituto, o Ceará possui 1.089 sítios arqueológicos. Em Fortaleza, atualmente, são 13:

- Cemitério de São Casimiro, conhecido como Praça da Estação,
- Estação Ferroviária João Felipe
- Igreja do Rosário
- Aterrinho,
- Praça da Rua 25 de Março (Justiniano de Serpa/Imaculada Conceição)
- Praça da Sé
- Farol do Mucuripe
- Engenho Alagadiço Novo
- Vala a Céu Aberto Chico da Silva/Moura Brasil
- Sabiaguaba (quatro sítios)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

restauração farol do mucuripe sítio arqueológico farol mucuripe farol mucuripe fortaleza história fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar