Cerimônia de tombamento do Campo de Concentração do Patu é suspensa por falta de quórum

O evento estava marcado para acontecer em uma reunião virtual nesta terça-feira, 26, na Biblioteca Pública Estadual, mas foi suspenso pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE)

00:01 | Jul. 26, 2022

Por: Gabriela Almeida
Na Vila do Ingleses, que serviria de base para o campo de concentração do Patu, a Usina gótica era a fonte de energia para as máquinas utilizadas na construção da barragem na década de 1920. (foto: Aurélio Alves/ O POVO)

A cerimônia de tombamento do Campo de Concentração do Patu, em Senador Pompeu, foi cancelada. O evento estava marcado para acontecer em uma reunião virtual nesta terça-feira, 26, na Biblioteca Pública Estadual, mas foi suspenso pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE). Uma previsão da nova data deve ser divulgada em breve. 

Procurada pelo O POVO, a pasta informou que a reunião do Conselho Estadual de Preservação de Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa) para tratar do tombamento foi cancelada por falta de quórum. Ou seja, o número de conselheiros que confirmaram presença não foi o suficiente para que o momento acontecesse. 


A partir desta terça, a pasta deve ter uma previsão da nova data da cerimônia. Essa é a segunda vez que o momento é adiado ou suspenso. O órgão foi indagado a respeito do motivo do adiamento anterior mas, até às 23 horas desta segunda, não havia dado respostas sobre a indagação. 

O tombamento vai transformar o campo em patrimônio imaterial do Ceará e acontece após a aprovação do Projeto de Lei 360, que incluiu a Caminhada da Seca de Senador Pompeu no roteiro turístico, religioso e cultural do Estado.

Conforme informações dadas anteriormente pelo deputado estadual Acrísio Sena (PT), da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa, já foi destinado o valor de R$ 200 mil para a recuperação do local. No segundo semestre deste ano, deve ocorrer ainda uma sessão solene para celebrar os 90 anos do Patu e os 40 anos da Caminhada da Seca.