Associação procura "superinteligentes" em Fortaleza e mais 12 cidades
A ação tem como público-alvo pessoas com 17 anos ou mais e que cursem ou que tenham formação no ensino superior
08:34 | Jul. 26, 2022
Neste sábado, 30, às 10 horas, ocorrerá uma rodada de testes de admissão com avaliação de Quociente de Inteligência (QI) para identificar pessoas com altas habilidades/superdotadas, popularmente chamadas de “superinteligentes”. O evento acontece em 13 cidades brasileiras, incluindo Fortaleza, e o público-alvo são pessoas com 17 anos ou mais e que cursem ou que tenham formação no ensino superior.
A ação é organizada pela Associação Mensa Brasil, a qual reúne pessoas e profissionais de altas capacidades intelectuais do País. A instituição é a afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo. A entidade está presente em cerca de 100 países e conta com, aproximadamente, 145 mil membros.
Além da Capital cearense, recebem o evento as cidades de Araraquara (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e São José dos Campos (SP).
Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Mensa Brasil, o País é uma potência intelectual ainda adormecida e subaproveitada. “Temos uma das maiores populações do planeta. Cerca de 2% dos habitantes do País podem apresentar sinais de altas habilidades, com um QI muito acima da média. Porém, ainda não há um mapeamento abrangente destes indivíduos”, diz em nota.
De acordo com a entidade organizadora, o local dos testes é informado de maneira individual e privada aos inscritos. Os testes são feitos de forma presencial, conforme diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP), e seguem todos os protocolos de segurança sanitária.
Leia mais
Brasil tem 2 mil superinteligentes
Leia mais
Conforme a Mensa Brasil, em junho deste ano, o País atingiu a marca de dois mil brasileiros superinteligentes identificados pela associação. Segundo mapeamento da entidade, do total de pessoas identificadas, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 984 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 229 pessoas, Distrito Federal, com 135, Paraná, com 134, e Rio Grande do Sul, com 94.
Ainda de acordo com a Associação, dos superinteligentes identificados no Brasil, 70% têm entre 19 e 36 anos. As pessoas entre 13 e 18 anos correspondem a 10%, mesmo patamar verificado para a faixa etária entre 37 e 45 anos. Apenas 5% possuem atualmente mais de 45 anos de idade. Uma curiosidade: o membro mais idoso foi identificado pela Mensa Brasil aos 72 anos de idade.
Segundo Sauaia, faltam programas e políticas públicas adequadas para apoiar essas pessoas: “Por isso nossa entidade está comprometida em aumentar o conhecimento da população sobre o tema, ampliar a identificação de pessoas com alto QI e criar um ambiente positivo para que possam interagir e se desenvolver”, destaca em nota.
Em média, conforme destaca a Mensa, a população brasileira apresenta QI de 100 pontos, com variação de 15 pontos para mais ou para menos, ou seja, numa faixa entre 85 e 115 pontos. Pessoas com altas habilidades e superdotação apresentam QI muito acima dessa média. Os valores podem variar para cada país e de acordo com os diferentes tipos de testes existentes.
Serviço
Teste de admissão e avaliação de alto QI da Associação Mensa Brasil
Data: 30 de julho de 2022, às 10h
Onde: O local do teste é informado individualmente aos candidatos confirmados
Cidades:
Araraquara (SP)
Belém (PA)
Belo Horizonte (MG)
Brasília (DF)
Campinas (SP)
Cuiabá (MT)
Curitiba (PR)
Fortaleza (CE)
Ribeirão Preto (SP)
Rio de Janeiro (RJ)
Salvador (BA)
São Paulo (SP)
São José dos Campos (SP)
Inscrições: https://mensa.org.br/admissao/ ou entre em contato pelo e-mail testes@mensa.org.br