Aedes aegypti: o que são as armadilhas ovitrampas para o mosquito?
Em Fortaleza, de janeiro a junho, o método auxiliou na retirada de cerca 225 mil ovos de mosquitos nos bairros da Capital, sem o uso de inseticidas químicos
07:39 | Jul. 26, 2022
Uma estratégia para auxiliar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como a dengue, chikungunya e zika, as armadilhas ovitrampas servem para capturar os ovos do mosquito transmissor. Em Fortaleza, de janeiro a junho, o método auxiliou na retirada de cerca 225 mil ovos de mosquitos nos bairros da Capital, sem ser necessário o uso de inseticidas químicos.
Como funciona a armadilha
De acordo com o gerente da célula de vigilância ambiental e riscos biológicos, Atualpa Soares, as armadilhas simulam um ambiente perfeito para o mosquito. “A armadilha simula um ambiente ideal para a fêmea depositar os ovos. No local, é depositado um pouco de água em uma superfície lateral porosa com palhetas de madeira (Eucatex), que são o local onde as fêmeas fazem o depósito dos ovos”, explica.
Dessa forma, conforme Atualpa, os agentes de endemias conseguem observar, de maneira mais rápida e eficiente, a quantidade de mosquitos naquela região e aceleram as ações de combate ao mosquito, sem que o inseto se desenvolva. “Nós visitamos quinzenalmente ou semanalmente os locais, retiramos as palhetas, colocamos outras e levamos as palhetas para o laboratório. Após isso, é analisado a presença e a contagem de ovos”, informa.
Em Fortaleza, 512 pontos da armadilha foram instalados em residências e pontos estratégicos. No primeiro semestre de 2022, foram realizadas quase 10 mil visitas dos agentes de endemias para esta estratégia. O objetivo é o monitoramento e a tomada de decisões para orientar ações e implementar medidas de controle na Cidade.
O gerente da célula de vigilância ambiental e riscos biológicos explica que o trabalho é realizado pelos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e que todas as regionais de Fortaleza possuem as armadilhas.
Ainda segundo Atualpa, os critérios utilizados para instalação das armadilhas dos pontos são o cenário epidemiológico, ou seja, a presença intensa do vetor ou não na região. As armadilhas são instaladas em terrenos ou residências. No caso das propriedades residenciais, a equipe seleciona a partir da recepção da população para auxiliar na estratégia e evitar a proliferação do mosquito.
Cuidados que contribuem para a não proliferação do mosquito
- Evitar manter recipientes que acumulem água sob vasos de plantas ou mesmo enchê-los de areia até a borda;
- Vistoriar frequentemente locais que possam represar a água;
- Quem tem piscina precisa se comprometer a mantê-la sempre com água limpa e tratada com cloro;
- As lixeiras e sacos devem ser bem vedados e mantidos fora do alcance de animais;
- Garrafas de vidro e latinhas precisam ser esvaziadas e armazenadas de boca para baixo;
- Dentro de casa, orienta-se tampar os ralos de pia e banheiro.