Em reforma há mais de um ano, praça Coração de Jesus está com 80% das obras concluídas

Conclusão da obra já foi adiada por duas vezes. De acordo com a Prefeitura, interferências com a rede elétrica e problemas no setor da construção civil afetaram o cronograma

14:52 | Jul. 25, 2022

Por: Gabriel Borges
Obras da praça Coração de Jesus devem ser concluídas em setembro de 2022 (foto: FABIO LIMA)

As obras realizadas na praça Coração de Jesus, no Centro, estão no seu estágio final, é o que afirma o secretário Municipal da Infraestrutura, Samuel Dias, em entrevista ao O POVO. No local, é possível observar homens trabalhando em pontos distintos da praça, que está em reforma desde março de 2021. Até o momento, 80% das obras já estão concluídas.

Inicialmente, a expectativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) era de que a obra fosse finalizada no segundo semestre de 2021. Entretanto, interferências relacionadas à rede elétrica da praça alteraram o cronograma, e a nova data de entrega foi estipulada para o primeiro semestre de 2022.

"Tínhamos rede de energia da Enel que precisava ser removida e tivemos dificuldade para conseguir essa remoção. Isso impactou um pouco no cronograma, mas essa etapa já foi vencida", disse Dias na manhã da última quinta-feira, 21.

Mesmo após o término do primeiro semestre, as intervenções ainda não foram finalizadas. "Qualquer pessoa que fez uma obra em casa sabe do que eu estou falando. Os materiais ficaram escassos, mais caros, houve uma inflação muito grande, e os próprios prazos de entrega ficaram mais elásticos", diz o secretário.

Neste mês, O POVO mostrou que o custo médio da construção civil por metro quadrado (m²) no Ceará registrou a segunda maior alta do Brasil para o mês de junho de 2022.

De acordo com o titular da pasta, atualmente, já foram concluídos alguns dos serviços, como o nivelamento da rua Pedro I, onde há a integração da praça Coração de Jesus com a Cidade da Criança, que foi reinaugurada em dezembro de 2021.

No momento, as obras da praça passam pela montagem das estruturas metálicas, que irão compor a nova estação de ônibus, além de um corredor cultural, que será utilizado como espaço de convivência, gastronomia e apresentações culturais.

Nos arredores da praça, quem vive do comércio aguarda ansiosamente o retorno das atividades após a reforma. "Precisamos que isso seja feito rápido. Aqui concentrava muita gente que pegava ônibus para ir para casa, isso ajudava nas vendas. Espero que volte logo", relata Reginelda do Nascimento, 46, que trabalha na região há quase três décadas como vendedora de flores.

Já o vendedor de frutas Olávio Santana, 50, que posiciona seu carrinho no cruzamento entre as ruas Solon Pinheiro e Pedro I, acredita que logo poderá desfrutar das vantagens da reforma.

"A obra deu uma andada boa, entregaram essa no fim do ano passado (Cidade da Criança). Acho que daqui pra dezembro essa outra praça fica pronta também. Eu sempre pergunto pro pessoal da obra quanto falta, já já o movimento melhora", afirma, esperançoso.

A requalificação da Cidade da Criança e da praça Sagrado Coração de Jesus foi definida em 2018, por meio de uma votação pública. O valor estipulado para o investimento, na época, para as duas obras, era de R$ 10 milhões.Entretanto, Samuel Dias explica que o investimento foi superior ao valor calculado há quatro anos, chegando a cerca de R$ 15 milhões.

Por fim, o secretário destaca a importância das intervenções realizadas na área. "Essa obra é importante, pois visa resgatar um patrimônio cultural da cidade de Fortaleza, muito querido, tanto que foi eleito em uma votação pública e o Centro merece essa revitalização".