Pista de skate na Beira Mar vira 'point' durante as férias de julho

Faltando poucos dias para o fim do período das férias escolares, crianças e adolescentes se divertem na orla da Capital

Há pouco mais de dois meses, quem passa pelo calçadão da avenida Beira Mar, em Fortaleza, nas proximidades do Clube do Náutico, pode ter reparado o surgimento de um novo "point" esportivo da juventude da Capital: uma pista de skate inaugurada no último mês de maio. Quem frequenta a pista desde a inauguração conta que a movimentação aumentou durante este mês de julho por causa das férias escolares.

Antes mesmo de chegar ao local, é possível ouvir o som gerado pelo atrito do skate com o concreto, além da frenética movimentação dos praticantes da modalidade.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

 "Eu comecei a dar aulas de skate há um ano. Alguns horários estão ruins, porque está lotado de gente, mas, se dividir certinho, todo mundo consegue aprender e fazer várias amizades", relata a jovem Layla Sousa, 19 anos. Ela aproveita o período das férias estudantis para ganhar uma renda extra, por meio das aulas, além de pôr em prática as manobras que aprendeu durante os últimos anos.

Por mais que a prática do skate seja individual, Layla explica que considera o esporte coletivo. "O skate é um esporte de grupo, sempre é bom praticar junto. Se cair, tem alguém ali para levantar. O skate é isso, união sempre", destaca.

Em 2021, a modalidade ganhou grande repercussão após o brasileiro Kelvin Hoefler tornar-se o primeiro medalhista do País nos Jogos de Tóquio. Na mesma edição dos Jogos, Rayssa Leal, a Fadinha, 13, conquistou a prata no Skate feminino.

Como destacado por Layla Sousa, a união entre os praticantes costuma ser uma constante dentro da modalidade. Se em Tóquio os concorrentes à medalha vibravam com o sucesso dos demais competidores, em Fortaleza, a harmonia entre os praticantes é demonstrada de outra forma.

Adriano Ramos, 14, conta que se tornou um frequentador da pista da Beira Mar desde a inauguração, mas que tem aproveitado o mês de julho para praticar mais manobras. Ele também costuma compartilhar o skate com os amigos.

"Aqui é um dos melhores lugares da Beira Mar, todo mundo consegue se divertir. Todo mundo pode trazer seu skate, quem não tem, a gente fica dividindo. Tudo é muito bom, a pista é muito bonita", relata. O adolescente relata que, durante o mês de julho, consegue frequentar o local durante todos os dias da semana, mas lamenta a falta de consciência de algumas pessoas na hora de usar o espaço.

"Esse é um espaço para quem quer andar de skate. Muitas vezes chegam pessoas sem skate e sentam nas rampas. Também vejo muitos pais que deixam criança pequena correndo aqui, alguém pode se machucar", alerta.

Para o pequeno Tobias Monteiro, 8, o skate se tornou uma paixão desde o fim do último ano, quando passou a assistir a vídeos na internet e praticar nas ruas do município de Itapipoca. Durante as férias escolares, ele aproveita o período para ter aulas com a professora Layla.

"Na época que eu fui comprar o skate, não tinha mais, a Fadinha inspirou muitas crianças. Mas depois deu certo. Ele gosta bastante, e essa pista ficou ótima", relata Mariana Fernandes, 40, mãe de Tobias.

Quais os cuidados para praticar skate?

Com o crescente número de adeptos durante os últimos meses, Édson Pinheiro, 37, presidente da Federação Cearense de Skate (Fesk), faz um alerta aos que estão iniciando na modalidade. Ele acredita que as crianças podem ser incentivadas desde os primeiros anos de vida, entretanto, é importante que se tenha um acompanhamento de alguém com experiência no esporte.

"Acho que a partir dos 4 anos é uma idade legal, mas é preciso cuidado. Vejo muitos pais que deixam os filhos soltos nas rampas, é não ter noção dos riscos do esporte", destaca.

Édson esclarece que a própria federação de skate preza por intermediar o contato entre instrutores e possíveis alunos. Caso não seja do interesse do novo praticante pagar por uma aula, o skatista avalia que é preciso buscar a ajuda de um amigo que tenha mais experiência com a atividade.

Para o presidente da Fesk, a melhor pista da Capital é a recém-inaugurada na Beira Mar, seguida pelas pistas disponíveis na praça da Gentilândia e no Parque do Cocó, na avenida Raul Barbosa. Sobre o novo espaço localizado na orla de Fortaleza, ele também relata problemas pelo uso indevido do espaço.

"Muita gente vai para a pista nova e causa acidentes. Famílias sobem e andam na pista como se fosse uma calçada. Um skate em alta velocidade pode causar um acidente sério", alerta. 

Além das pistas de livre acesso já citadas por Édson, a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) também possui pistas com acesso liberado na Rede Cuca (Pici, Mondubim, José Walter, Barra do Ceará e Jangurussu).

Em vias públicas também é possível praticar o esporte na praça da Paz Dom Hélder Câmara (Praia do Futuro) e na Praça Luíza Távora (Aldeota). De acordo com o presidente da Fesk, ainda existem muitas pistas que não foram catalogadas pela federação.

"Temos cerca de 45, em uma contagem não oficial. Tem pista de skate dentro do Serviluz, do Bom Jardim, e em locais que nem a própria federação sabe. É preciso mapear esses pontos para que se tenha uma noção exata", completa.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Pistas de Skate Férias em Fortaleza beira mar onde praticar skate Fortaleza cuidados skate Fortaleza férias escolares

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar