Condição de saúde bucal da população de Fortaleza será medida em pesquisa
Por meio do Projeto SB Brasil, do Ministério da Saúde, serão realizados exames e entrevistas nos domicíliosA partir deste mês, cerca de 17 equipes compostas por examinadores (cirurgiões-dentistas), anotadores (auxiliares de saúde bucal) e arroladores (agentes de saúde) irão avaliar as condições da saúde bucal de crianças, adolescentes, adultos e idosos, de 5 a 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos, em domicílios de Fortaleza, sorteados previamente. A ação faz parte do Projeto SB Brasil, programa realizado no âmbito da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital cearense, os participantes responderão a questões sobre condição socioeconômica, acesso e utilização de serviços odontológicos, dor dentária e orofacial, autopercepção e impacto da saúde bucal.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O objetivo do SB Brasil, inserido dentro do PNSB e implementado pelo Ministério da Saúde, é avaliar as condições de saúde bucal da população para subsidiar o planejamento e a avaliação das ações e serviços junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A SMS destaca que, a partir dos questionários, será possível identificar as doenças bucais mais prevalentes, bem como a necessidade de próteses dentárias, as condições de oclusão, o traumatismo dentário e o impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida das pessoas, entre outros aspectos.
Ainda segundo a SMS, durante os meses de maio e junho, os agentes de saúde de Fortaleza percorreram os territórios dos setores censitários, identificando previamente pessoas com perfis de participação da pesquisa nos seus respectivos domicílios para que, durante o mês julho, seja iniciada a avaliação.
SB Brasil
A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (Programa SB Brasil) realiza o inquérito com mais de 50 mil pessoas de 26 capitais e Distrito Federal, além de 395 municípios do Interior. O projeto marca a continuidade de pesquisas realizadas desde 2003 sobre saúde bucal da população brasileira.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente