Halleluya e Fortal 2022 terão monitoramento de vigilância e emergência em saúde

A ideia é atenuar a propagação de doenças nos espaços onde as festividades ocorrerão

O Halleluya e o Fortal, eventos que ocorrem nos próximos dias em Fortaleza, receberão um monitoramento de vigilância e emergências em saúde do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), devido a quantidade de pessoas que devem comparecer às festividades. A ideia é atenuar a propagação de doenças nos espaços onde ocorrerão.

"Tanto o Halleluya quanto o Fortal terão dois Postos Médicos de Atendimento (PMAs) cada. Essas estruturas contarão com uma dupla de técnicos da Vigilância Epidemiológica Estadual. A proposta é fazer o monitoramento de doenças que possam se propagar rapidamente, como covid-19, monkeypox, reintrodução do sarampo, sinais e sintomas de doenças de transmissão alimentar para detectar surtos", explica em nota Sarah Mendes, secretária executiva de Vigilância em Saúde da Sesa.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com a Sesa, essa atividade de rotina em espaços com aglomeração e grande circulação de pessoas é necessária para um acompanhamento em tempo real do acontecimento de doenças ou cenários epidemiológicos que requeiram uma resposta rápida dos agentes públicos.

As ações serão realizadas por um período de até 21 dias após o último dia dos eventos, em decorrência do período de incubação de algumas doenças. "Esse monitoramento em tempo real possibilita tomadas de decisão efetivas diante da ocorrência de alguma emergência", destaca a secretária executiva.

Os dados serão coletados no local através de um link que gera informações para um painel automático de acompanhamento de cada ameaça. O monitoramento é de responsabilidade de um grupo técnico composto pelo Cievs da Sesa, Cievs da Superintendência de Saúde de Fortaleza e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital cearense. Os Cievs desenvolvem atividades de preparação e resposta antes, durante e após a ocorrência desses festivais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Halleluya Fortal 2022 monitoramento vigilância sanitária emergência em saúde

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar