Saiba como e onde pedir sinalização para as ruas de Fortaleza
Solicitações podem ser realizadas de forma gratuita, online ou presencial
12:46 | Jul. 20, 2022
A falta de um semáforo, placas quebradas e a pintura desgastada de vias são problemas urbanos que podem trazer dor de cabeça para muitos moradores e condutores. Nesses casos, a população de Fortaleza pode recorrer a alguns canais de comunicação para reivindicar direitos e, assim, preservar a segurança viária. Para a solicitação de sinalização e denunciar problemas nas vias, os moradores podem recorrer à central de atendimento da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
O órgão recebe as demandas do público de forma online, além de presencial. Segundo a AMC, qualquer demanda relacionada a solicitações de sinalização, como semáforos, pintura nas ruas, tachões, lombadas e placas, pode ser solicitada pela central.
Não há cobrança de taxa para solicitar a sinalização. Durante o processo de reivindicação, o morador deve "fornecer o máximo de informações possível da localização, com ponto de referência e descrição do local. Se for pessoa física, deve fornecer a CNH ou outro documento que comprove a identificação; no caso de pessoa jurídica, documento que comprove a representação", informou a AMC.
Solicitações online
As solicitações virtuais podem ser feitas através do site da AMC. Na página inicial, os cidadãos podem acessar a aba "Atendimento Online" e, em seguida, clicar na seção "Serviços de Sinalização e Fiscalização". O usuário será direcionado à página do Sistema de Protocolo Único (SPU) da Prefeitura Municipal de Fortaleza, onde poderá fazer o cadastro na plataforma ou ir direto para o login.
Para formalizar a solicitação, o usuário deve indicar tipo de processo e assunto, bem como, para este caso, selecionar a AMC como órgão a receber a demanda. Em seguida, o cidadão deve detalhar a reivindicação. De forma opcional, o usuário ainda pode anexar arquivos para incrementar a solicitação, como fotos e documentos.
Os pedidos também podem ser realizados pelo aplicativo AMC Trânsito. Na ferramenta, os usuários devem clicar em "Sinalização desgastada ou ausente". Lá, é necessário especificar o tipo de denúncia, bem como os dados de endereço de quem está realizando a solicitação. Também há um campo disponível para a descrição do problema, além de um espaço para que fotos da ocorrência sejam adicionadas.
Atendimento presencial
Para aqueles que preferem ser atendimentos presencialmente, a AMC recebe demandas na sede do órgão, no bairro Cidade dos Funcionários. Os atendimentos ocorrem das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
O serviço também é oferecido no Vapt Vupt de Messejana e do Antônio Bezerra, na Casa do Cidadão do Shopping Iguatemi Bosque e na Central da Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza. Todos os locais funcionam por agendamento online, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Instalação da sinalização
Por meio da assessoria de comunicação, a AMC informou que, após receber a solicitação (seja de forma online ou presencial), técnicos são enviados para realizar "uma vistoria no local para comprovar a necessidade da sinalização, tendo como base critérios, como a incidência de acidentes e o fluxo de pedestres e veículos. A partir disso, o pedido será atendido conforme cronograma de execução estabelecido pelo órgão", informa, em nota.
Serviço
Atendimento online: pelo site oficial da AMC e pelo app AMC Trânsito, para Android e IOS.
Atendimento presencial: por agendamento online, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
- Vapt Vupt de Messejana (av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 - Messejana) e do Antônio Bezerra (rua Demétrio Menezes, 3751 - Antônio Bezerra). Clique para fazer o agendamento
- Casa do Cidadão do Shopping Iguatemi Bosque (av. Washington Soares, 85 - Edson Queiroz. Piso 02) Clique para fazer o agendamento
- Central da Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza (rua Thompson Bulcão, 830 - Luciano Cavalcante) Clique para fazer o agendamento