Férias escolares: pais falam sobre atenção aos filhos durante lazer em praias
"Em relação às crianças, orientamos os pais sobre eles serem os principais protetores dos filhos, então sempre que a criança estiver ao mar o pai ou responsável precisa ir de encontro aos filhos", reforçou o Soldado Santos, bombeiro que atua na Praia do FuturoGrupos de amigos e famílias circulavam pela faixa de areia da Praia do Futuro por volta das 9 horas desta terça-feira. Mesmo buscando lazer, pais e responsáveis contaram que se mantêm atentos aos movimentos dos filhos para evitar que os pequenos se afoguem ou se percam.
A sobralense Simone Marques levou a filha Maria Cecília, de 7 anos para a Praia do Futuro pela primeira vez nesta manhã. “A praia está bem tranquila. É muito importante cuidar da saúde e do bem-estar das crianças. Eu cuido da pele dela para evitar queimaduras por causa do sol. Quando ela quer ir ao mar, eu vou junto. Eu trouxe uma boia, mas mesmo com o equipamento, eu faço questão de acompanhá-la”, disse.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo o soldado Santos, bombeiro que atua no local, no atual período do ano é esperado uma movimentação maior de cearenses e de turistas, por isso a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará atua na orientação e salvamento junto aos banhistas. “Os locais mais seguros para banho, aqui, são os ambientes um pouco mais distantes dos valões (buracos) na praia. Orientamos também aos pais para que sempre acompanhem suas crianças”.
“Primeiramente, os banhistas precisam observar as sinalizações das placas, pois são orientações de onde se encontram os valões e as valas juntamente com as correntes de retorno. Eles são responsáveis por propiciar possíveis afogamentos ou até mesmo algum problema um pouco maior. Em relação às crianças, orientamos os pais sobre eles serem os principais protetores dos filhos, então sempre que a criança estiver ao mar o pai ou responsável precisa ir de encontro aos filhos”.
Família reunida
Residente em Fortaleza, Hugo Freitas levou os filhos Gabriel, 3, Samuel, 2, esposa, pai e avó para aproveitar a manhã de sol na Praia do Futuro. “Resolvi aproveitar a data de hoje para vir à praia. Chegamos agora e estamos brincando na areia, mas já já vamos dar um mergulho.”
Com relação aos cuidados com as crianças, o pai segue o protocolo de sempre usar protetor solar e nunca deixar os pequenos sozinhos na praia. “Estamos sempre de olho, não podemos descuidar. Sempre que um deles quer ir ao mar, um adulto vai junto. Justamente por termos crianças, nós optamos por trazê-los na semana e cedo pela manhã para evitar aglomerações durante o período de férias.”
Turistanto
De Crateús para Fortaleza, os irmãos Marcos Rodrigues, 23, e Maria Rodrigues, 12, passaram o dia tomando banhos de mar e brincando com a areia. “Estamos na praia e estamos tendo cuidado ao brincar no mar, porque a maré está cheia. Os cuidados que nós temos é ficar perto dos salva-vidas, não ficar longe da costa e estar atento à maré alta.”
O casal brasiliense Ana Clara e João Davi trouxe o filho João Miguel, 3, e os amigos para conhecer as belezas do litoral cearense. “Chegamos na última quarta-feira. Nós estamos aqui hoje porque gostamos de locais mais calmos, com menos pessoas. Estamos fugindo da aglomeração. Eu estou aqui em Fortaleza pela segunda vez, nós trouxemos amigos de Brasília para conhecer a Cidade”, disse Ana. Sobre os cuidados com o menino, para garantir a diversão do filho, a mãe conta que sempre acompanha Miguel quando ele vai ao mar. “O meu filho sempre vai acompanhado de um adulto para o mar.”
Barracas de praia
O supervisor de atendimento da Crocobeach, Caique Veríssimo, contou que o movimento nas barracas surpreendeu positivamente nos últimos dias. “Está ótimo. Talvez até melhor do que esperávamos, o que é muito bom dado as circunstâncias que nós estávamos. A gente precisava que essa alta estação fosse tão boa quanto está sendo”.
Caique detalhou que considerando o início do mês de julho para o momento atual, como o último domingo, 16, houve um aumento do público da barraca em 100%. “Pode-se dizer que dobrou o movimento, por isso nós reforçamos todos os setores do auxílio ao atendimento como funcionários da cozinha e bar.”
“Conversando com alguns clientes, eles relatam estar muito empolgados. Se parar para analisar um pouco, nós não tivemos mais Carnaval desde o início da pandemia, então pode-se dizer que é o primeiro Carnaval privado desde a pandemia. Além disso, 90% dos nossos clientes são famílias. As férias escolares é o momento em que os pais tiram um tempo para descansar, mas também para dar lazer para os filhos”.