Pix em ônibus: 35 mil passagens foram pagas por celular em Fortaleza
Nova forma de pagamento está disponível desde 21 de março deste ano. A modalidade foi lançada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus)
13:52 | Jul. 19, 2022
Em Fortaleza, 35.310 passagens foram pagas no formato de Pix no transporte público da Capital entre 21 de março de 2022 até essa segunda-feira, 18. A nova modalidade de pagamento integra o QR Bus, pagamento de passagens de ônibus por QR Code, que foi lançado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) em março. As passagens podem ser adquiridas por meio do aplicativo “Meu Ônibus”.
Além do Pix, o pagamento das passagens pelo celular também pode ser feita por meio de cartão de crédito. Nesses quase quatro meses do funcionamento da nova forma de pagamento do transporte público da Capital, o formato contabilizou 6,3 mil passagens compradas.
Ao todo, a renda do QR Bus, desde seu período de adesão, foi de R$ 410 mil em passagens, sendo R$ 340 mil geradas em Pix e R$ 69 mil em cartão de crédito.
De acordo com o Sindiônibus, todas as linhas do sistema, tanto urbano quanto metropolitano, aceitam o pagamento através de QR Code. Atualmente, existem 277 linhas em operação.
“Embora verificamos, desde o lançamento da solução em 21 de março, um tímido crescimento de 25% desse volume de pagamentos a cada mês, estamos otimistas quanto à adesão de nossos usuários para os próximos meses”, disse a empresa, em nota.
Como pagar e utilizar
O QR Bus pode ser adquirido por meio do Pix e cartão de crédito. Para pagar, os usuários do transporte público devem seguir os seguintes passos:
- Fazer o download do aplicativo “Meu Ônibus”, disponível para iOs e Android e selecionar “Recarga on-line”;
- Na página de recarga, após fazer o cadastro, basta selecionar “comprar crédito para QR Code”;
- O usuário terá que preencher os dados do cartão de crédito ou Pix que utilizará para pagamento das passagens;
- Caso já seja usuário do “Recarga on-line”, os dados dos cartões já cadastrados serão aproveitados;
- No momento do uso, acesse o aplicativo, selecione “Recarga on-line”, e em seguida “Gerar QR Code”;
- Com o QR gerado, posicione abaixo do validador, sobre uma “guia” já instalada em todos os veículos para facilitar o correto posicionamento do celular com o QR Code a ser lido.
Conforme o Sindiônibus, o QR Code só deve ser gerado em até cinco minutos antes de ser utilizado. Após esse prazo, o código se torna inválido, e o cliente terá o valor da passagem ressarcido em seu saldo em até 48 horas.
A empresa explica que o prazo de vigência de utilização de um QR Code tem por objetivo evitar fraudes. Em caso de dúvidas, a empresa disponibiliza o número 4005 0956, do “Alô Sindiônibus”.