Em dois dias, dois suspeitos de assalto são mortos e dois baleados em Fortaleza
Casos foram registrados nos bairros Boa Vista, Álvaro Weyne e Pici. Bombeiro e PM reagiram nos dois primeiros casos, enquanto, no terceiro, o atirador não foi identificado
Em dois dias, pelo menos, três casos de reações a bala contra assaltantes foram registradas em Fortaleza. Em duas dessas ações, suspeitos de assalto vieram a óbito. Os casos foram registrados nos bairros Boa Vista, Álvaro Weyne e Pici. Os nomes dos mortos não foram divulgados.
O primeiro episódio ocorreu na manhã de quarta-feira, 13, em uma rua localizada nas proximidades da Arena Castelão, na Boa Vista. O caso chegou a ser registrado em uma câmera de vigilância.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As imagens mostram o assaltante, que trafegava em uma moto, tentando abordar dois homens que estavam sentados na calçada.
Um deles, porém, era um sargento da Polícia Militar de folga. Ele reagiu à ação, entrou em luta corporal com o criminoso e conseguiu sacar a arma, efetuando disparos contra o assaltante.
O homem conseguiu fugir, porém, abandonando a moto, que tinha queixa de roubo, no local. Não há informações sobre se ele foi atingido.
“O caso foi registrado na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) e será encaminhado para o 16° Distrito Policial (16° DP), ambas unidades da PC-CE (Polícia Civil do Estado)”, informou em nota a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). “O caso segue sendo investigado visando identificar o suspeito do crime”.
Horas depois, já durante a tarde, no bairro Álvaro Weyne, dois homens foram surpreendidos por um bombeiro militar de folga no momento em que tentavam assaltar uma clínica odontológica.
Um dos suspeitos do assalto morreu e o outro, baleado, foi encaminhado a uma unidade de saúde. Conforme a SSPDS, o profissional da segurança apresentou-se espontaneamente ao 7º Distrito Policial, onde prestou esclarecimentos sobre a ocorrência.
Por fim, na quinta-feira, 14, por volta de 15h04min, dois suspeitos de tentativas de assalto foram baleados na rua Pernambuco, na altura do Pici.
Conforme informações da Polícia Militar, a dupla assaltava duas vítimas “quando passou um veículo de características não informadas e um ocupante efetuou disparos contra os suspeitos”.
Um adolescente de 17 anos morreu no local e um jovem de 20 anos foi socorrido para unidade hospitalar. A moto em que trafegavam tinha queixa de roubo e foi apreendida e encaminhada ao 27º Distrito Policial.
Até junho deste ano, mais recente atualização disponibilizada pela SSPDS, 69 mortes por intervenção policial foram registradas em 2022. No mesmo período do ano passado, 71 casos haviam sido registrados.
As mortes por intervenção policial são consideradas excluídas de ilicitude, conforme o Código Penal, uma vez que ocorrem em legítima defesa ou legítima defesa de terceiros.
Entretanto, por lei, todos os casos devem ser investigados pela Polícia Civil para que seja comprovada a versão.