Organização da Marcha para Jesus espera 100 mil fiéis neste sábado em Fortaleza
Evento volta a ocorrer de modo presencial após dois anos de suspensão devido à pandemia de Covid-19. Nesse ano, além da caminhada haverá motociata com participação do presidente Jair Bolsonaro
19:56 | Jul. 15, 2022
Maior evento evangélico do Brasil, a Marcha para Jesus, ocorre neste sábado, 16, em Fortaleza, após dois anos de suspensão devido à pandemia de Covid-19. A mobilização é organizada anualmente pela Ordem dos Ministérios Evangélicos do Ceará (Ormece), em parceria com igrejas evangélicas de Fortaleza e Região Metropolitana da Capital. Nesta edição, os organizadores esperam reunir cerca de 100 mil fiéis.
Além da tradicional caminhada, a programação deste ano também incluiu uma motociata com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). A concentração para a marcha será na Praça Verde Dragão do Mar, ao lado da avenida Pessoa Anta, às 14 horas, de onde os participantes sairão em cortejo às 15 horas em direção ao Aterro da Praia de Iracema, onde foi montado um palco para shows e pregações evangélicas. "Vamos juntos declarar que Jesus Cristo é o Senhor desta Nação", diz trecho do convite divulgado na página oficial do evento no Facebook.
Já o passeio de motocicletas terá como ponto de partida a avenida Lauro Vieira Chaves, no entorno do Aeroporto Internacional Pinto Martins, onde Bolsonaro deve desembarcar por volta das 15 horas. De lá, a motociata seguirá por um percurso de aproximadamente 8 quilômetros até o local do evento, na Praia de Iracema.
Está prevista uma fala do presidente logo na abertura da programação. Além dele, o ato contará com a participação de outros políticos, como o deputado federal André Fernandes, o vereador de Fortaleza Carmelo Neto e a pré-candidata a deputada federal Mayra Pinheiro.
Em nota enviada ao O POVO, a organização da Marcha afirma que espera reunir evangélicos das mais diferentes denominações. "Os fiéis têm a oportunidade de mostrar a toda sociedade que as igrejas cristãs, em um ato de expressão pública, de fé, de amor, vêm agradecer e exaltar o nome de Jesus Cristo pelos Seus benefícios, oportunidade única de viver este momento de comunhão entre irmãos de todas as denominações".
A expectativa dos organizadores é que, além do público da Capital, o evento também reúna fiéis da Região Metropolitana e do Interior do Estado. As primeiras caravanas devem desembarcar na cidade entre a noite desta sexta-feira, 15, e a manhã deste sábado, 16.
Mudanças no trânsito
Devido à caminhada dos fiéis, a Autarquia Municipal de Trânsito de fortaleza (AMC) fará bloqueios viários às 15 horas no cruzamento da rua Almirante Jaceguai com avenida Dom Manuel e na avenida Historiador Raimundo Girão, no trecho compreendido entre a rua Idelfonso Albano e a avenida Rui Barbosa.
A partir de 16 horas, agentes de trânsito distribuídos em três motocicletas e seis viaturas acompanharão o cortejo dos fiéis durante todo o trajeto. Segundo a AMC, um efetivo de 20 agentes foi escalado para o controle operacional da área. A autarquia também informou que fará monitoramento do trânsito em tempo real com o auxílio das imagens fornecidas pela Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito. O objetivo é otimizar os fluxos e agilizar o atendimento a eventuais ocorrências.
O POVO perguntou à AMC se haveria interdições em outros trechos da Capital devido à motociata que terá a participação de Bolsonaro. O órgão respondeu que o passeio será escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRE) do Aeroporto até o local do evento. Durante o itinerário, os agentes de trânsito do município prestarão apoio operacional aos batedores da PRF. Não há previsão de bloqueios nas vias que fazem parte do percurso.
Atualizada às 20h17min
OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES