Sindicato dos Médicos solicita urgência na contratação de profissionais para Frotinhas

A SMS diz que está em processo de chamada pública para credenciar estabelecimentos de saúde para contratação complementar de sua rede

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou, na última sexta-feira, 8, um ofício à Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS) solicitando a contratação urgente de mais profissionais da saúde para os hospitais Frotinhas do Antônio Bezerra e da Parangaba. A necessidade surge, segundo o presidente do órgão trabalhista, devido a quantidade de consultas e cirurgias feitas nessas unidades estarem acima da capacidade de atendimento.

“As equipes estão sendo sobrecarregadas, isso gera um atendimento que não é o ideal, gera uma assistência pior à população e gera intercorrências que podem acontecer dentro dessa cadeia”, destaca o presidente do Sindicato, Leonardo Alcântara.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O médico esclarece que a sobrecarga de trabalho acontece desde o fechamento do Frotinha de Messejana, ainda em 2019 para reforma. Segundo ele, as unidades do Antônio Bezerra e da Parangaba passaram a receber os pacientes da unidade, mas não houve contratação de novos profissionais para suprir a demanda.

“O que era pra ser feito por três hospitais, está sendo feito só por dois. Então tudo isso só resume o aumento da demanda. Na verdade fecharam prometendo que seria entregue em seis meses, já se passaram praticamente três anos e esse hospital não foi entregue. A Prefeitura diz que em setembro deste ano vai entregar. A gente não sabe se vai acontecer”, destaca o médico.

SMS afirma que aguarda processamento de chamada pública para novas contratações

A SMS em nota, informou que os Frotinhas Parangaba e Antônio Bezerra contam com um total de 188 médicos (clínicos, traumatologistas e cirurgiões), além de equipe multiprofissional composta, entre profissionais de saúde, de enfermeiros e técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas. Disse ainda que aguarda andamento do processo licitatório para ampliar sua rede.

“A SMS esclarece que está em processamento de chamada pública para credenciar estabelecimentos de saúde para contratação complementar de sua rede, incluindo cirurgiões”, destacou o órgão de Saúde em nota.

Sobre a quantidade de médicos atendendo nas duas unidades, o presidente do Sindicato dos Médicos questiona os números informados pela SMS: “É insuficiente. Porque quando fechou um hospital [Frotinha Messejana], o que deveria ter sido feito? Deveria ter sido aumentado o quantitativo de médicos dos hospitais que ficaram abertos. Porque o quantitativo de pacientes aumentou. Como é que você vai manter a mesma equipe se você vai ter um aumento de demanda”, falou 

Em relação à chamada pública da Prefeitura, Leonardo Alcântara diz que a licitação foi feita em 2021. “Esse processo não está andando, a Prefeitura está aguardando um processo licitatório com todos os trâmites burocráticos, com essas situações apresentadas, buscamos que se solucione o problema. A prefeitura precisa contratar de forma urgente novos cirurgiões", conclui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

frotinhas antonio bezerra frotinha parangaba sindicato dos medicos prefeitura de fortaleza sms

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar