Nas férias, adolescentes participam de curso sobre noções de primeiros socorros
Aulas teóricas e práticas são ministradas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará em parceria com o Emilio Ribas
23:59 | Jul. 12, 2022
Um grupo de 35 adolescentes de Fortaleza com idades entre 14 a 16 anos participa de um treinamento teórico e prático sobre noções de primeiros socorros. As aulas são ministradas pelo Corpo de Bombeiros do Ceará (CBM-CE) entre esta terça, 12, e quarta-feira, 13, na sede do Emilio Ribas localizada na avenida Barão de Studart. Todos os inscritos participam do projeto educacional Cachola, realizado pela instituição.
No treinamento, os adolescentes recebem instruções sobre quais medidas tomar em situações de emergência médica básica, por exemplo: atendimento a vítimas de mal súbito, desmaio, parada cardíaca, convulsões, engasgo, intoxicação por abuso de álcool e outras drogas, assistência a vítimas de afogamento, choque elétrico e queimaduras, ressuscitação cardiopulmonar em adultos, crianças e bebês.
Seja na escola, em casa ou no convívio com os amigos, crianças e adolescentes estão diariamente expostos a perigos e acidentes graves. No período das férias, quando geralmente há uma ociosidade maior, esse risco é ainda maior. No último dia 29, por exemplo, guardas municipais de Fortaleza socorreram um bebê de um episódio de engasgo.
Segundo dados da ONG Criança Segura, acidentes domésticos durante essa temporada são a principal causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos. Nos incidentes, a assistência adequada de primeiros socorros é "caso de vida ou morte" para os pacientes com quadros mais graves.
"Quem nunca presenciou um engasgo, queimadura, desmaio ou afogamento? Os primeiros 10 minutos após o início do acidente, se conduzidos com atitudes efetivas, de forma planejada, seguindo protocolos internacionais, podem prevenir sequelas e salvar vidas", destacou a coordenadora de Educação em Saúde do Emilio Ribas, Natália Velloso. No geral, acrescenta ela, a função principal dos primeiros socorros é manter a vítima segura e estável até a chegada do atendimento médico especializado.
OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES