Estátua Iracema Guardiã é restaurada e volta à Praia de Iracema; veja recolocação

Monumento tombou no calçadão da Praia de Iracema no dia 3 de maio deste ano e, desde então, passava por reparos

A estátua Iracema Guardiã foi restaurada e recolocada em seu local de origem na manhã desta segunda-feira, 11. Dois meses após tombar na Praia de Iracema, o monumento volta ao calçadão da Praia, local onde esteve durante os últimos 27 anos.

A montagem da estátua começou às 7h da manhã. Por volta 11h50 o momento estava sendo içado para ser fixado em no lugar habitual. Técnicos no local explicaram que após a chegada de Iracema na Praia, os responsáveis pela recolocação da obra realizaram procedimento de soldagem para reunir o arco com a mulher, soldagem, lixamento e pintura. O procedimento precisou ser feito no local por causa, porque não era possível transportar as duas partes da obra em um mesmo veículo.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com o prefeito José Sarto (PDT), a área do entorno do pedestal onde a estátua ficava posicionada também recebeu intervenções, incluindo remoção de pichação e aplicação de material antipichação na base da estátua, requalificação da mureta do entorno, recuperação da escadaria, de piso e bancos, acessibilidade e nova iluminação.

Paola Braga, secretária de cultura de Fortaleza, informou que todo o processo de reparo foi feito coma permissão e sob a curadoria da equipe do artista que a criou, Zenon Barreto; e que a estrutura interna da estátua recebeu um reforço interno. “A estátua está igual por fora, mas por dentro ela recebeu esse reforço de estrutura, que foi acompanhado pela coordenadoria de patrimônio histórico da Secretaria”, diz.


Para o coordenador do patrimônio histórico-cultural, Diego Zaranza, o motivo da queda seria falta de manutenção. “A falta de manutenção periódica ocasionou corrosão em algumas partes metálicas da estrutura fazendo com que ela tombasse. Nós analisamos a escultura interna e externamente. Por fora podemos ver que a obra tem as mesmas características. mas por dentro ele tem todo um reforço estrutural para aguentar todas as intempéries do vento e maresia”

Após a queda da estátua, o coordenador do patrimônio histórico-cultural contou que a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) entrou em contato com a família do artista plástico responsável pela obra, e o filho do escultor passou as plantas originais e todas as diretrizes de como proceder com a restauração da obra.

“Nós analisamos a escultura interna e externamente. Por fora podemos ver que a obra tem as mesmas características mas por dentro ele tem todo um reforço estrutural para aguentar todas as intempéries do vento e maresia. O motivo da queda foi uma falta de manutenção periódica que ocasionou uma uma uma corrosão em algumas partes metálicas da estrutura fazendo com que ela tombasse.”

Recentemente, a PMF realizou a recuperação das obras do Interceptor Oceânico e do Monumento ao Jangadeiro, ambas do artista plástico cearense Sérvulo Esmeraldo e localizadas na avenida Beira-mar. Além disso, a Secultfor está em um processo de inventariamento de todas as esculturas urbanas, criando um mapeamento dessas obras para ter um elemento norteador de quais estruturas precisam ser recuperadas e como recuperá-las.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

iracema guardiã estátua iracema guardiã reparo monumento praia de iracema fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar