Com redução de 35% da demanda, Etufor realiza fusões entre linhas de ônibus
Rotas modificadas operam durante horários com baixa demanda de passageirosA Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) anunciou mais duas fusões entre linhas de ônibus na Capital. As novas linhas são 306 (Passaré/ Conjunto Sumaré) e 380 (Aracapé/Conjunto Esperança). As novas rotas começaram a circular deste o ultimo sábado, 9. Segundo a Etufor, o número de passageiros que frequenta os coletivos é de 65%, em relação a demanda registrada em 2019, período anterior à pandemia.
O objetivo das fusões é, com a redução de demanda, otimizar a operação dos transportes, tendo em vista o baixo número de passageiros que utilizam as linhas em questão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com a modificação, a linha 306 - Passaré/ Conjunto Sumaré absorve a demanda de passageiros e executa o itinerário das linhas 309 (Conjunto Sumaré/Parangaba) e 391 (Passaré/Parangaba). A linha modificada opera em dias úteis das 9h54min às 15h55min e de 20h20min às 0h18min. Nos finais de semana, a rota funciona de 13h24min às 0h.
Já a linha 380 - Aracapé/Conjunto Esperança é a fusão das linhas 325 (Aracapé/Siqueira) e 330 (Conjunto Esperança/Siqueira). A nova rota circula de 8h56min às 15h15min e de 19h34min às 0h25min, em dias úteis; e das 13h às 0h, aos finais de semana.
Estudos e testes
De acordo com a Etufor, as modificações foram realizadas após estudos e testes, que analisaram rotas que apresentam menor procura da população, em horários específicos. As rotas em questão apresentariam demanda diária inferior a mil passageiros.
No começo de junho, a Empresa também realizou outra fusão de linhas do transporte coletivo: as linhas são 305 (Bela Vista/Centro), 370 (Parque Santa Maria/Nova Esperança) e 326 (Miguel Arraes/Tatumundé). Conforme divulgado, as linhas interligam os bairros aos principais corredores de ônibus e terminais. Além disso, o itinerário original não foi alterado.
Conforme Miguel Guimarães, chefe da Divisão de planejamento da Etufor, em publicação no portal da Prefeitura de Fortaleza, as modificações não causam impacto no deslocamento dos passageiros. "Nestes horários, as linhas circulam com baixa demanda e atendem aos moradores dos bairros. Com a manutenção das linhas nos horários de pico pela manhã e no final do dia, o usuário não será prejudicado", explica.