Adolescência sem álcool: atividades trabalham temática na Rede Cuca
Os estudantes dos Cucas agora contam com conscientização sobre o tema por meio de recursos teatrais, nas modalidades presencial e onlineO tema adolescência sem álcool é pauta frequente em escolas, ONG´s e universidades. O assunto, que é tão necessário, será tratado em atividade de conscientização para os estudantes da Rede Multicultural Cuca. As atividades de informação e esclarecimento acontecem por meio de peças teatrais de maneira presencial e online.
A coordenadora Pedagógica do Programa Na Real, Dannuta Albuquerque, explica que as apresentações teatrais iniciaram no dia 6 de abril no Cuca Mondubim. “A parceria tem como objetivo levar o Programa Na Real para as cinco unidades da Rede Cuca, fomentando o debate sobre o não consumo de álcool por adolescentes”.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O programa é oferecido para jovens dos Cucas atendidos pelo Programa Turma da Integração e para os adolescentes da comunidade no entorno. O Na Real, inicialmente chamado “Fala Sério!”, foi implementado no Brasil em 2019 pelo Instituto Diageo em parceria com o Instituto Aliança e a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). A partir do ano de 2021, iniciou-se a expansão para outros estados.
“Estamos presentes nos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal, com expectativa de chegarmos a dez estados até o final de 2022”, afirma Dannuta Albuquerque. O Programa busca dialogar com adolescentes brasileiros acerca dos agravos associados ao consumo precoce e indevido de bebidas alcoólicas.
As apresentações têm duração de 30 minutos e trazem a história de três adolescentes com diálogos em sintonia com as juventudes. A peça é encenada pelo Grupo de Teatro Pavilhão da Magnólia e é seguida de um debate de 20 minutos com o público adolescente, mediado por educadores do Instituto Aliança.
Já o filme, que é feito através da plataforma Interativa Na Real, conta a história de três adolescentes em seus primeiros contatos com a bebida alcoólica e traz a repercussões do consumo de álcool em suas vidas.
Ao longo do filme, o navegador pode seguir a história de um ou mais personagens, trocando ideias com por meio de um “confessionário”, onde escolhem perguntas e respostas para os dilemas que são vividos, promovendo, assim, reflexões acerca dos temas abordados e possibilitando o exercício das escolhas conscientes.