Parques e praças em Fortaleza são espaços para testar novas brincadeiras
Brincadeiras com objetos encontrados na natureza podem ajudar o desenvolvimento e aumentar o senso de proteção com o meio ambienteCorrer, subir em árvores, andar de bicicleta. A liberdade que ambientes ao ar livre proporcionam é o que faz Mateus, 8, e Nicole, 12, filhos da psicóloga Ana Gazilda Costa, 40, serem frequentadores assíduos de parques e praças de Fortaleza. Nas férias de julho, os espaços verdes podem ser utilizados para reunir a família, realizar brincadeiras novas e proporcionar o contato da criança com a natureza.
Para a coordenadora da educação ambiental do Parque do Cocó, Júlia Fonseca, a vivência com a natureza influencia na sensibilização da criança em relação à importância da preservação desses espaços. “A partir do momento que conhecemos a biodiversidade do parque, sua importância como uma Unidade de Conservação em meio a uma área urbana, podemos criar um sentimento de pertencimento, reconhecimento e proteção desse espaço e suas riquezas”, diz.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Além da educação ambiental, brincadeiras ao ar livre podem influenciar positivamente no desenvolvimento infantil. De acordo com Marcos Teodorico, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Laboratório de Brinquedos e Jogos (Labrinjo), brincar na natureza pode ajudar a imunidade, memória, sono, capacidade de aprendizado e competências motrizes.
Marcos também afirma que os espaços, geralmente compartilhados entre crianças e pessoas de outras gerações, incentiva a sociabilidade. “Nós precisamos conviver mais, ter interações mais significativas, mais intensas, mais valorosas. Eu acho que a natureza pode ser um meio de possibilitar e estimular os vínculos sociais, a convivência humana e com certeza vai estimular a capacidade cognitiva, afetiva e de linguagens desse indivíduo.”
Explorar a natureza e os espaços livres, para o pesquisador, é uma experiência diferente de áreas de lazer de um condomínio, casa ou rua. Com a presença e um “olhar cuidadoso” de um adulto, segundo Teodorico, a autonomia e o protagonismo das crianças podem ser estimulados para experimentar novos movimentos e habilidades corporais, como saltar, correr, subir e rolar.
Essas habilidades influenciam diretamente na construção da resiliência humana, conforme o professor. “Esses ambientes promovem junto ao ser humano a capacidade de enfrentar, desbravar territórios, correr riscos, cair, levantar, continuar, capacidade de resistir, dar a volta por cima. Eu acho que brincar ao ar livre, em ambientes naturais, promove e potencializa variadas situações para dar mais confiança, resiliência e preparar a criança para lidar com as adversidades da vida.”
Dicas de brincadeiras na natureza
Pinturas com as cores da natureza
Levar uma cartolina para o parque ou praça e pedir que as crianças encontrem folhas secas, flores e areias de diferentes tonalidades para fazer pinturas. Também é possível levar um disco de cores e pedir que a criança encontre-as na natureza.
Quadro sensorial
Uma cartolina ou pedaço de papelão pode virar um quadro sensorial com materiais encontrados na natureza. Pedras, gravetos, folhas, areia, lascas de madeira, grama, entre outros objetos, podem ser colados nessa base de papelão para criar um quadro que estimula o tato, principalmente de bebês.
Gincanas para exploração
Promover gincanas com o objetivo de estimular a criança a reconhecer o ambiente e se concentrar nos materiais da natureza também pode ser uma boa forma de brincar. Uma caça ao tesouro, por exemplo, pode solicitar que os brincantes busquem insetos, folhas específicas, árvores, flores, pedras, frutos, entre outros.
Confira os parques e praças de Fortaleza para levar crianças:
Parque do Cocó e Área Adahil Barreto
Durante a semana, o Parque do Cocó e a Àrea Adahil Barreto oferecem uma série de equipamentos, como as quadras poliesportivas, hortas, um meliponário, brinquedopraça, entre outros. Ainda é possível agendar uma trilha no Cocó de terça a sexta-feira, por meio do site da secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 85 3234 3574, ou presencialmente. Há também a opção de agendar um passeio de barco no Rio Cocó, por meio do contato com o Sr. Araújo, no número 85 98527 8216.
Nos fins de semana, a programação do parque inclui ainda o arvorismo aos sábados, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Aos domingos, o Projeto Viva o Parque também acontece durante as manhãs, com atividades esportivas e de educação ambiental. No dia 24 de julho, uma edição especial do projeto acontecerá com arvorismo e visita guiada ao meliponário.
Parque Rachel de Queiroz
Localizado no bairro Presidente Kennedy, o parque conta com bicicletários, ciclofaixa, quadras, areninhas, pet place, playground, entre outros equipamentos de lazer. Nos dias 17 e 31 de julho, o ponto de apoio do projeto Ciclofaixa de Lazer, da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), estará no local com jogo de tabuleiro do trânsito, Minicircuito de Bike Infantil e distribuição de plaquinhas que incentivam o respeito ao ciclista. Não é preciso levar a própria bike pois bicicletas infantis do Mini Bicicletar serão oferecidas pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
Cidade das Crianças
Reinaugurado em dezembro de 2021, o Parque da Liberdade ou Cidade das Crianças, no Centro, conta com um circuito de ilhas pedagógicas. Os brinquedos e objetos lúdicos estimulam diferentes aspectos do desenvolvimento infantil. Além disso, o local receberá a Ciclofaixa de Lazer com atividades para as crianças nos dias 10 e 24 de julho. O local funciona das 8 às 17 horas.
Parque Ecológico do Passaré
Com amplo espaço para piqueniques, o parque é aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9 às 16 horas. O local é composto pelo Horto Florestal Falconete Fialho, pela Lagoa do Passaré e pelo Zoológico Municipal Sargento Prata. Conhecer os animais e ficar em contato com a flora do local são atrativos buscados por famílias que frequentam o espaço.
Praça Luíza Távora
Espaço amplo, com mini bicicletas compartilhadas, brinquedopraça, espaço para pedalar e andar de skate. A praça ainda conta com feiras periódicas de artesanato e culinária, um café dentro de um vagão de trem histórico, além de incluir uma loja da Central de Artesanato do Ceará (Ceart).
Em um dos prédios localizados na praça funciona ainda o Espaço Mais Infância, que terá programação especial de férias para crianças. Nos dias 19 a 22 de julho, das 14 às 17 horas, o equipamento receberá crianças de 3 a 12 anos para uma colônia de férias gratuita, com brincadeiras na brinquedoteca, biblioteca infantil, cozinha gourmet, cineminha e sala de multimídia. As inscrições são feitas presencialmente de 12 a 15 de julho. As vagas são limitadas.
Parque Dom Aloísio Lorscheider
No Itaperi, o Parque Dom Aloísio Lorscheider foi inaugurado em março de 2022 em uma área de 30 mil metros quadrados (m²) que antes abrigava uma penitenciária. Areninha, pista de skate, brinquedopraça, anfiteatro, quadras poliesportivas e uma biblioteca fazem parte da estrutura do parque. No local também são oferecidas aulas gratuitas de esportes como beach tênis, vôlei, dança, capoeira, slackline, tiro com arco, entre outros. As inscrições são feitas presencialmente.