Em mais de dois anos de pandemia, junho é o primeiro mês sem mortes em Fortaleza
Entre fim de maio e começo de julho, Capital cearense ficou sem registrar óbitos por Covid-19 por um período de 41 dias
23:50 | Jul. 08, 2022
Fortaleza encerrou o mês de junho sem nenhum óbito registrado em decorrência da Covid-19. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). É a primeira vez que a Capital cearense fica um mês inteiro sem mortes pela doença desde o início da pandemia, em março de 2020.
Em junho do ano passado, a cidade havia registrado 1.375 óbitos decorrentes da infecção. No mesmo mês de 2020, primeiro ano da crise sanitária, o número chegou a 2.110. Na última terça-feira, 5, o cidade voltou a registrar uma morte por complicações causadas pela doença depois de 41 dias. Antes disso, o último óbito tinha ocorrido no dia 24 de maio.
Conforme dados da plataforma IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o número de mortes por Covid-19 em Fortaleza apresenta redução gradativa desde abril, quando foram registrados 16 óbitos, ante a 69 no mês anterior. Em maio, a estatística caiu para seis, indo a zero no mês passado. Nos primeiros sete dias de julho, há o registro de uma morte.
No primeiro semestre deste ano, a Capital cearense registrou 94,5 mil casos de Covid-19 e 839 mortes em decorrência da doença, segundo mostra o IntegraSUS. A taxa de letalidade —proporção entre casos confirmados e mortes— é de 0,9. No intervalo, mais de 253 mil exames de detecção da doença foram realizados nos 184 municípios do Estado. Ainda há atualmente cerca de 4,8 mil registros suspeitos em investigação na cidade.
OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES