Férias começam em Fortaleza: Praia do Futuro lotada e alerta para cuidados com as crianças
Entre protetor solar, coco e alegria, os Bombeiros alertam para a segurança de banhistas, principalmente os menores.
13:27 | Jul. 03, 2022
O primeiro fim de semana de férias chegou e a movimentação na Praia do Futuro já confirma a alta estação. Famílias e muitas crianças aproveitaram o domingo brincando nas piscininhas que se formam quando a maré baixa. Entre protetor solar, coco e alegria, os Bombeiros alertam para a segurança de banhistas, principalmente os menores.
Débora Bandeira, empresária, levou o filho Arthur, de 2 anos, para um banho de mar. Ir à praia já é costume rotineiro, seja na Praia do Futuro, Beira Mar ou Porto das Dunas. E, mesmo ainda tão pequeno, Arthur já está curtindo as férias. “A praia é um programa muito bom para ele sair de casa, sair das telas. Viemos brincar um pouco juntos”, afirma a mãe.
Leia mais
Outra família que escolheu a praia para passear neste domingo, 3, foi o casal de fotógrafos Igor de Melo e Ethi Arcanjo. Ele afirma que geralmente costuma ir sozinho à praia, mas nesse fim de semana trouxe a companheira e a filha Marina, de 2 anos. A pequena, se deliciando com a "carne do coco", é cercada de cuidados. “A gente põem bastante protetor solar, estamos sempre do lado dela e sempre trazemos o necessário pra ela aqui na praia”, aponta Melo.
Bombeiros alertam para segurança
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a Praia do Futuro tem 11 pontos de salva-vidas e 25 guarda-vidas diariamente, com o apoio de viaturas 4x4, moto aquática e quadriciclos, que ficam em locais estratégicos.
O subtenente dos Bombeiros Abreu Neto alerta que os melhores guarda-vidas das crianças são os próprios pais. Conforme ele, uma das questões na Praia do Futuro é que as barracas de praia são parecidas e as crianças acabam se perdendo com maior facilidade.
“Além disso, a Praia do Futuro é mar aberto, não tem os paredões como Beira Mar”, afirma o subtenente sobre a irregularidade do mar da região, acrescentando a existência das correntes de retorno. “O nosso lema aqui é: 'água no umbigo, sinal de perigo'”, diz Abreu Neto, afirmando que com a água acima dessa altura do corpo a pessoa já se encontra em situação de risco. (Colaborou Marcela Tosi)
Cuidados na praia
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará faz recomendações aos banhistas. Durantes as férias, com maior fluxo na faixa de areia e no mar, os cuidados devem ser redobrados. Confira:
- Procure se divertir e nadar somente em áreas supervisionadas por guarda-vidas
- Respeite as sinalizações, os avisos de perigo e as recomendações do guarda-vidas
- Atenção máxima às crianças! Mantenha distância de no máximo um braço entre você e ela, mesmo na presença de um guarda-vidas
- Equipamentos flutuantes e boias dão uma falsa sensação de segurança
- Não pratique brincadeiras ou desafios de apneia (prender a respiração)
- Não ultrapasse seus limites. Caso entre em uma correnteza, não lute contra ela. Mantenha a calma, flutue e acene por ajuda
- Nunca simule um afogamento
- Evite saltar em locais desconhecidos
- Evite ingerir bebida alcoólica antes de entrar na água ou enquanto estiver nela
- Em caso de emergências, ligue 193
Correntes de retorno
Segundo os Bombeiros, cerca de 85% dos afogamentos em praiais oceânicas ocorrem nas correntes de retorno, que aparecem entre bancos de areia e apresentam águas mais escuras, devido à profundidade. Apesar de perigosas, elas parecem mais calmas que o entorno porque têm poucas ou nenhuma onda.