Carteirinha de estudante 2022: alunos relatam problemas em Fortaleza
Novo documento passou a valer nesta sexta-feira, 1º, e a carteirinha antiga foi bloqueada, conforme anunciado pela Prefeitura. A Etufor orienta ao público fazer recarga mínima na nova carteirinhaEstudantes de Fortaleza relataram problemas com a nova carteirinha estudantil durante uso no transporte público, na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, data em que o documento começa a ter validade na Capital. Segundo eles, além de o documento do ano passado ter sido bloqueado, como anunciado pela Prefeitura, a carteirinha de 2022 mostra mensagem de bloqueio, mesmo recarregada.
Devido à situação, alguns estudantes tiveram que descer do transporte público e andar até o local de destino. É o que aconteceu com a estudante Vitória Vasconcelos, 20, que foi a pé ao estágio. “Não estava com dinheiro físico e ia descer logo, e não dava pra recarregar pelo aplicativo. Então, eu desci na parada seguinte e fui andando”, conta
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ainda segundo ela, para evitar algum problema com a meia passagem estudantil, neste primeiro dia da validade do novo documento, a estudante resolveu levar as duas carteirinhas, a antiga e a nova. “Quando fui passar na catraca, a nova não passou, apareceu uma mensagem que geralmente sinaliza que está sem créditos, e a antiga também não passou e deu a mensagem de 'bloqueada'”, disse.
A estudante ainda conta que cadastrou a nova carteirinha no aplicativo "Meu Ônibus", da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), e no portal constava que o documento já estava com os créditos.
Outra situação aconteceu com a estudante Suianny Amaral, 21. Ao pegar a Topic 710, que faz a rota do bairro Conjunto Ceará ao Centro de Fortaleza, por volta das 6h10min desta sexta-feira, 1º, a estudante tentou passar a nova carteirinha, mas foi impedida de passar na catraca após aparecer na tela uma mensagem vermelha.
“O motorista disse que poderia estar sem crédito, mas eu tinha botado R$ 50 ontem na antiga pensando que os créditos iam ser transferidos. Tentei passar a antiga mas já estava bloqueada”, relata Suianny. Devido ao problema com o documento, ela precisou pagar a passagem em dinheiro. A estudante chegou a pegar outro transporte coletivo, e a situação se repetiu.
Créditos serão transferidos
Em nota, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informou que os estudantes já recebem as carteiras desbloqueadas para uso a partir do dia 1º de julho. A pasta ainda explicou que os créditos existentes no antigo documento serão transferidos automaticamente para o novo documento ao longo da próxima semana.
O órgão ainda orientado que “seja realizada uma recarga mínima para a primeira utilização até que seja creditado o saldo existente na carteira 2021, após verificação do valor. Não é necessário dirigir-se à Etufor para realizar a transferência”. (Colaborou Alexia Vieira)