Serviços do Gonzaguinha de Messejana serão oferecidos pelo Gonzaguinha do José Walter e Policlínica
Ministério Público do Ceará inspecionou as unidadesO Hospital Distrital Gonzaga Mota (bairro José Walter) e a Policlínica Luís Carlos Fontenele (bairro Passaré), foram inspecionados pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), na sexta-feira, 24. As unidades de saúde deverão abrigar alguns serviços atualmente oferecidos pelo Hospital Gonzaguinha de Messejana, que deverá passar por reforma.
Durante a visita, o Ministério Público observou que o deslocamento de pacientes clínicos por meio do corredor central, que atravessa a unidade obstétrica, pode favorecer riscos de contaminação. Ministério pretende questionar à Secretaria Municipal de Saúde sobre o assunto.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em relação à estrutura do novo equipamento no José Walter, a vistoria concluiu que as enfermarias e consultórios já estão quase que completamente aparelhados. Alguns itens – como berços e equipamentos para salas cirúrgicas – já foram adquiridos, mas ainda não chegaram à unidade.
O hospital deverá contar com emergência obstétrica e clínica 24 horas, com 120 leitos (entre Enfermaria, Alojamento Conjunto, Clínica Médica e outros), Centro de Parto Normal e demais instalações.
Policlínica
A inspeção continuou na Policlínica Luís Carlos Fontenele. Os planos para esta unidade é receber a maior parte das gestantes de alto risco, que realizam pré-natal no Gonzaguinha de Messejana. Foi observado que a Policlínica, inaugurada em 2020, possui uma estrutura que atende as normativas técnicas vigentes, com salas e espaços adequados para atender à população.
No entanto, no momento da inspeção foi constatado o baixo número de usuários, o que denota a subutilização do equipamento. O MPCE conta que irá instaurar procedimento a fim de acompanhar o funcionamento do referido serviço especializado de saúde. A unidade conta atualmente com especialidades médicas para atendimento e realização de exames, como cardiologia, pneumologia e endocrinologia.
A SMS foi contada pelo O POVO para responder sobre os apontamentos do MPCE, porém a pasta informou que só responderá ao Ministério. A intenção da Secretaria é receber os dados mais técnicos das inspeções e depois encaminhar as devidas respostas ao órgão público.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente