Saiba quais cuidados são necessários para a prática de cross training e CrossFit

Esportes de alta intensidade, assim como as demais atividades físicas, precisam ser praticados sob acompanhamento profissional e após avaliação médica

23:54 | Jun. 29, 2022

Por: Luciano Cesário
Orientação de um profissional é fundamental para treinos seguros em atividades de alta intensidade (foto: Fábio Lima/ O POVO)

O acidente envolvendo um atleta de cross training registrado na última sexta-feira, 24, em Fortaleza, traz à tona novamente a importância dos cuidados voltados à prevenção de lesões físicas em modalidades esportivas de alta intensidade. Avaliação médica, acompanhamento profissional e respeito aos limites do corpo são as principais orientações de especialistas para os praticantes dessas atividades.

De acordo com a presidente do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5), Andrea Benevides, a observação clínica é o primeiro passo para ingressar na modalidade com segurança. “Essa avaliação feita pelo médico é fundamental porque vai responder se a pessoa está ou não apta a realizar a atividade”, pontua. Não havendo contraindicação ao treino, a próxima etapa é buscar a orientação de um profissional da Educação Física.

“A partir da avaliação médica, o professor vai ter condições de prescrever os exercícios de acordo com o perfil do usuário”, ressaltou Benevides. Outra recomendação essencial, acrescenta a presidente, é que o estabelecimento escolhido pelos alunos esteja devidamente regularizado junto ao CREF5, que regula o funcionamento do setor.

De acordo com a entidade, não foram encontradas irregularidades no funcionamento do box onde ocorreu o acidente com o atleta de cross training, no bairro Henrique Jorge. O empreendimento encontra-se com documentação atualizada, possui responsável técnico habilitado para as aulas e apresenta estrutura física dentro dos padrões exigidos pelo Conselho.

Cross training X CrossFit

Diferente do que foi noticiado por veículos de comunicação, o atleta envolvido no acidente registrado em Fortaleza não era praticante de CrossFit, mas sim de cross training. Frequentemente associadas por serem atividades esportivas de alta intensidade, as duas modalidades se distinguem em relação ao método de treinamento.

O cross training, expressão em inglês que significa treino cruzado, tem como característica principal a execução de exercícios na forma de circuito e com breves intervalos entre uma e outra atividade. A dinâmica de exercícios é livre e inclui opções como levantamento de peso, flexão com salto e pular corda.

No caso CrossFit, programa de treinamento funcional fundado em 2000, na Califórnia (EUA), a sequência de exercícios é padronizada. A metodologia consiste, basicamente, na execução de movimentos funcionais de alta intensidade, desafios constantes ao condicionamento físico do corpo e variação diária dos programas de treino.

No Brasil, o CrossFit possui registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Por ser uma marca, o método de treinamento só pode ser disponibilizado por estabelecimentos afiliados. De acordo com o gerente da CrossFit no Brasil, Ricardo Prudente, somente nos locais credenciados os alunos poderão encontrar profissionais qualificados e devidamente habilitados para a aplicação da metodologia de treinos.

“Muitos dizem que o CrossFit é uma modalidade perigosa, mas o perigo não está na modalidade e sim na aplicação do método. Por isso a importância de procurar um local afiliado onde haverá um profissional que já passou por todo o processo de capacitação”, destaca. No Ceará, segundo o gerente, há 12 estabelecimentos credenciados pela CrossFit Brasil.

Instrutor da modalidade há mais de dez anos, Prudente discorda da tese de que CrossFit seja uma modalidade perigosa devido à execução intensa dos exercícios. “Há diversos estudos que mostram modalidades tradicionais, como o Futebol, com mais risco de lesões do que o CrossFit. Esse medo que algumas pessoas têm talvez seja mesmo por desconhecimento do método”, comenta.

“O resultado vai muito além do treino. Lógico que as pessoas buscam ficar mais magras, fortes ou ter boa aparência, mas é um processo que envolve também superação diária de desafios, algo que aumenta a confiança e transcende para outras áreas da vida”, acrescentou o educador físico.

Outra vantagem destacada pelo profissional em comparação às modalidades com maior número de adeptos, como a musculação, é o ganho de tempo, já que, segundo ele, o CrossFit proporciona resultados rápidos e eficazes.

OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES