Bicicleta, parquinho e ar livre: parque Rachel de Queiroz é opção de lazer infantil
Neste domingo, 19, o parque recebeu ação da AMC voltada para ensinar regras de trânsito a crianças ciclistasA semana de rotina ocupada, passando a maior parte do tempo dentro de casa, foi trocada pelo ar livre do Parque Rachel de Queiroz neste domingo, 19, pela família da costureira Elenilda Dias, 39. Ela levou o filho João Gabriel, de 3 anos, para uma manhã no parque do bairro Presidente Kennedy, na região Oeste de Fortaleza.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Ele estava estressado de ficar só em casa, disse para ele que ia trazer pra brincar um pouco”, conta Elenilda. Assim como João, outras crianças compartilhavam o espaço do parque andando de bicicleta, jogando bola e caminhando com a família.
O local recebeu obras de requalificação e foi entregue pela Prefeitura e Governo do Estado em fevereiro, com novo calçadão, ciclofaixa, mobiliários urbanos, bicicletários, anfiteatro, pontes, quiosques, quadras, areninha, pet place, playground, entre outros equipamentos.
Para Elenilda, o espaço aberto é mais agradável do que as outras opções de lazer disponíveis no bairro, como shoppings. “Desde que começou a pandemia, a gente parou de ir ao shopping. Só vai para resolver alguma coisa. Aqui você fica mais à vontade e mais distante das pessoas.”
Edirlene Silva Araújo, 43, também adotou o espaço como um dos principais locais para levar o filho, João Miguel, 11, para se divertir. “A gente nunca tinha lugar para sair. A partir do momento que fizeram esse parque, a gente sempre vem. Às vezes a gente vinha pro polo da Sargento Hermínio, mas lá está abandonado. Só tem mais é marginal dentro dos matos”, reclama a empregada doméstica.
Ciclofaixa de lazer
Neste domingo, o espaço recebeu uma ação da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), com ciclofaixa de lazer, distribuição de plaquinhas para os ciclistas e um Minicircuito de Bike Infantil. Arthur Kairo, 10, que está aprendendo a andar de bicicleta sem as rodinhas de apoio, foi levado pelo pai, Alan Aragão, 42, para aproveitar a ação do órgão.
“É a primeira vez que eu trago ele. Não tinha espaço melhor para andar de bicicleta”, diz. Arthur fez o Minicircuito montado pela AMC para ensinar pequenos ciclistas sobre as regras de trânsito. “É importante para, quando estiver nas pistas, caminhando ou andando de bike, sempre prestar atenção, para não ter acidentes”, afirma o menino.
A filha de Patrícia Herculana, 45, e Erilzan Leite, 50, também aprende a andar de bicicleta no parque. “A gente sempre traz ela nos finais de semana nesse horário da manhã pra ela pedalar”, diz Patrícia. Antes, a família precisava se deslocar mais, até o Parque Adahil Barreto ou Parque do Cocó para ter acesso a um local aberto com natureza. “Esses espaços verdes são muito importantes”, afirma a servidora pública.
Lixo espalhado pelo parque
Problema relatado desde o primeiro mês de funcionamento do Parque Rachel de Queiroz, o lixo continua sendo uma questão. As lixeiras originais do espaço foram quebradas. No local, outros cestos foram colocados no chão, mas não são suficientes para comportar a quantidade de lixo gerada pelos frequentadores do parque. Com isso, os resíduos acabam espalhados na grama e também no canal.
“Falta uma política de limpeza mais eficiente”, afirma Erilzan. Para ele, os permissionários que trabalham no parque devem passar por uma educação ambiental e uma limpeza deveria acontecer no início da manhã, para retirar o resíduo deixado pelo público da noite.
Raiane Xavier, 30, que estava com os filhos de 2 e 7 anos no parque nesta manhã, também pede maior atenção da Prefeitura para a manutenção do parque. “O mato estava muito grande, a população se juntou para reivindicar. Mas não era pra ser necessário, era para fazer a manutenção sem precisar chamar”, diz.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) para questionar sobre a limpeza do parque. Conforme informações da assessoria de comunicalção da pasta, o corpo técnico não está cumprindo expediente neste domingo, 19. Uma equipe deverá ser enviada ao Parque na segunda-feira, 20.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente