Parque Ecológico do Passaré cativa famílias e se torna espaço de lazer para crianças

Animais do zoológico e espaço verde são grandes atrativos para famílias com crianças, para realização de aniversários e piqueniques

14:55 | Jun. 18, 2022

Por: Alexia Vieira
Visita é gratuita ao Parque do Passaré, com zoológico, horto e outros atrativos (foto: Thais Mesquita)

Recém-reformado, o Parque Ecológico do Passaré recebe novos visitantes e chama aqueles que já conheciam o equipamento. O local é composto pelo Horto Florestal Falconete Fialho, pela Lagoa do Passaré e pelo Zoológico Municipal Sargento Prata.

Além de conhecer os animais do zoológico e as plantas do Horto, as famílias visitam o espaço para comemorar aniversários e realizar piqueniques. A corretora de imóveis Fabiana Bezerra, 43, acha o parque um bom local para levar os filhos trigêmeos de 2 anos e o afilhado, de 1. Os bebês andavam livremente entre os recintos dos animais na manhã deste sábado, 18.

“O que eu mais gosto de fazer é ver os animais com eles, para eles se encantarem e conhecerem. E como é muito arborizado, apesar do nosso clima muito quente, é agradável”, diz. Macacos, onças, pássaros e tartarugas são algumas das 50 espécies presentes no zoológico.

Anunciada em 2020, a reforma do parque foi entregue em abril de 2022. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a reestruturação custou R$ 9,1 milhões. O espaço ganhou pista de caminhada de 3 km, academias ao ar livre, espaços de convivência, passeios internos, areninha e estacionamento com cerca de 200 vagas. O local recebe visitas de terça-feira a domingo, das 9h às 16 horas, com entrada gratuita.

“Melhorou 100% realmente, tá bem mais arejado”, opina Ana Carolina Bezerra, 38, que levou a filha de 10 anos, a amiga da escola da criança e o filho de 3 para verem os animais e fazerem um piquenique.

“A única coisa que eu sinto falta é um local para a alimentação. Eu achava que depois da reforma ia ter”, conta. Para ela, a presença de um restaurante no local seria útil. O parque não conta com nenhum tipo de quiosque. Na entrada, ambulantes vendem água e brinquedos.

Ponto turístico de Fortaleza

Durante o feriadão de Corpus Christi, o local atraiu ainda turistas do interior do Ceará. Tharciano Silveira Peixoto, 36, de Jaguaribe, sabia da existência do parque, mas nunca tinha visitado. O ambiente e os bichos do zoológico foram os atrativos para a família jaguaribana.

De Quixadá, Isadora Silveira Freitas, 32, também decidiu passar pelo parque na sua vinda a Fortaleza.

“As crianças tinham muita vontade de ver os bichos, os meninos estão satisfeitos”, diz. A família não sabia que era possível fazer piqueniques e não prepararam comidas, mas Isadora garante que o local passará a fazer parte da rota nas próximas visitas à Capital.

Festas de aniversário no Parque do Passaré

A pequena Aurora foi uma das crianças que comemorou o aniversário no parque neste sábado. A área foi escolhida por Rayane Barros, 29, mãe da bebê de q ano, pela ampla área verde.

“Chegamos bem cedo, porque não reserva, para conseguir pegar o espaço”, explica. Rayane conseguiu montar a mesa do bolo, lembrancinhas e as comidas da festa utilizando os equipamentos do parque.

A mãe e a tia de Rayane conhecem o local há anos e também aprovaram a reforma.“Agora ficou bem melhor. Antigamente só tinha o zoológico”, diz Rute Elizabete Oliveira, 67, tia-avó da aniversariante.

A integração dos espaços do zoológico, horto e lagoa também requer mais cuidado com a preservação das espécies moradoras do local. Rosilene Carvalho, 55, avó da criança, não pôde entrar com um balão que levou para o aniversário da neta.

“A gente leu as regras também, não pode jogar bola. Mas algumas pessoas burlam”, lamentou. Outras famílias que faziam festas de aniversário no local tinham bexigas.

Regras do espaço

Para aproveitar o espaço para aniversários ou piqueniques, os visitantes devem seguir algumas regras.

Não pode:

  • Mesa ou cadeira (exceto para idosos ou cadeiras de roda);
  • Bancos, cavaletes, nicho ou qualquer estrutura acima de 30 cm de altura;
  • Fogo, isqueiro, maçarico, palitos de fósforo, velas, bombinhas, fogos de artifício, bastão de fumaça;
  • Balões, bexigas e decorações de plástico ou borracha, confetes;
  • Tendas e barracas;
  • Som portátil ou automotivo;
  • Bolas, skate, patins, patinete, etc.;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Animais de estimação;
  • Crianças desacompanhadas de um responsável maior de idade.

 

Pode:

  • Cesta e toalha;
  • Comida (contanto que limpe o local);
  • Caixotes e pallets para decoração;
  • Decorações em papel ou papelão.