Lazer e educação ambiental: passeios de barco são retomados no rio Ceará
Em um percurso de cerca de duas horas é possível contemplar a beleza natural, conhecer parte da história de Fortaleza e aprender sobre a preservação do meio ambienteNo extremo Oeste de Fortaleza, o rio Ceará marca a divisa com o município de Caucaia. O curso d'água faz parte das mais bonitas paisagens alencarinas, guarda episódios do início da formação da Capital e é berço de um rico ecossistema. O conjunto de história, beleza cênica e biodiversidade pode ser vivido por meio de passeios de barco.
O trajeto de quase duas horas de duração é organizado por Alberto de Sousa, proprietário do tradicional restaurante Albertu's. É do seu píer que saem os passeios durante as manhãs e tardes de todos os dias da semana. Para participar, é necessário agendar com antecedência.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Todo dia é dia de passear no rio Ceará. É uma conversa flutuante; um nativo falando sobre o que conhece do rio", conta Alberto. Ele explica que durante os últimos dois anos os passeios foram suspensos diante da pandemia de Covid-19 e porque a "a Capitania não permitiu que fizesse qualquer trabalho marítimo".
Para ele, a motivação é contribuir com a preservação do curso d'água, que, inclusive, é protegido como unidade de conservação: a Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Ceará. "Vem muitos jovens, escolas, o pessoal que quer passear e tomar banho", relata.
Serviço
Passeio de Barco no Rio Ceará
Onde: Restaurante Albertu’s - Avenida Radialista José Lima Verde, 746 - Barra do Ceará
Informações: (85) 98753 3940, telefone e também WhatsApp
Para realizar o trajeto é necessário agendar o passeio com antecedência. É possível reservar para um grupo (de no mínimo 10 e no máximo 30 pessoas) ou individualmente
Os passeios podem ser feitos em dois horários: a partir de 9 horas e a partir de 15 horas. O trajeto leva, em média, duas horas