Feira Negra de Fortaleza busca estimular o afro-empreendedorismo
A iniciativa apoia cerca de 30 afroemprendedores diretamente e mais de 40 indiretamenteA Praça da Gentilândia, localizada no bairro Benfica, recebe nesta sexta-feira, 10, a Feira Negra de Fortaleza, das 16 às 21 horas. O evento tem como objetivo enaltecer o afro-empreendedorismo local e reúne mais de 20 marcas. Na Feira, são comercializadas roupas, acessórios, turbantes, durags, artesanato, além de alimentos e outros produtos que remetem à ancestralidade africana.
Ainda durante a sexta-feira, 10, a programação também conta com atrações artísticas, como a DJ Viúva Negra e o Coco da Dona Geralda; oficina de dança afro; massoterapia e penteados afro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O evento busca ser um espaço lúdico e formativo, que congregue artistas, grupos culturais, produtores individuais, grupos produtivos e cooperativas. Atualmente, segundo a organização do evento, a Feira apoia cerca de 30 afroemprendedores diretamente e mais de 40 indiretamente.
As principais ações da iniciativa estão divididas em três eixos: capacitação (gestão, economia do negro e questões raciais) , escoamento dos priodutos, cultura e identidade negra.
História
A Feira foi criada em março de 2019, quando empreendedores negras e ativistas do movimento negro buscaram outras formas de comercializar as produções, embasadas na ancestralidade africana.
Assim, um grupo de dez empreendedores fizeram uma cota para alugar mesas e cadeiras e se articularam com os povos de terreiro e outros parceiros. No dia 15 de agosto do mesmo ano, a feira foi pela primeira vez para a rua, participando da programação do evento Festa de Iemanjá, no Aterro da Praia de Iracema.
Após a estreia, a iniciativa agregou cada vez mais colaboradores e circulou por vários lugares da Cidade, como praças públicas, jardins de espaços culturais, eventos governamentais, até se fixar na Praça da Gentilândia.
Serviço:
Feira Negra de Fortaleza
Local: Praça da Gentilândia, bairro Benfica - Fortaleza (CE)
Data: Sexta-feira, 10 de junho
Horário: Das 16 às 21 horas